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Brasil Empresas dão vantagens às pessoas que desistem dos boletos de papel e usam o débito automático para pagar contas

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A medida visa evitar que as empresas questionem no STF o novo marco legal do setor. (Foto: Rafael Neddermeyer/Fotos Públicas)

Empresas de diversos setores oferecem vantagens, como descontos e pontos em programas de fidelidade, para os clientes que optam por receber as faturas mensais apenas por e-mail — em vez das versões impressas entregues pelo Correios — e para usuários que autorizam o débito automático em suas contas-correntes. Esses serviços evitam o desperdício de papel e podem ajudar os consumidores que não são muito organizados. Para as empresas, é interessante diminuir os custos com a emissão e o envio de correspondências, além de garantir o recebimento dos boletos nas datas corretas. Mas os clientes precisam tomar alguns cuidados para evitar problemas.

O servidor público Lucas Santoro, de 28 anos, trocou o recebimento da versão impressa das contas de telefone e internet pela fatura digital:

“Acho bem melhor não ter de lidar com papel. Antes, já não ia ao banco e pagava a fatura com o leitor de código de barras. Agora, não tenho que arquivar o papel. Basta juntar os comprovantes numa pasta na nuvem.”

O professor de finanças Gilberto Braga diz que a tendência é que as contas físicas deixem de existir:

“Quem tem acesso ao banco pela internet tem a cópia dos comprovantes dos pagamentos no sistema bancário, o que facilita bastante.”

Coordenadora de atendimento do Procon, Soraia Panella lembra que os serviços são atraentes, mas é necessário ter atenção:

“O consumidor precisa acompanhar para ver se os débitos foram feitos nos valores corretos e nas datas previstas nos contratos. Sobre a fatura digital, o consumidor precisa verificar se informou o e-mail correto e sempre acessar a caixa de entrada. Vale lembrar que a obrigação do cliente é pagar. Se não foi cobrado, ele deve procurar saber e fazer o pagamento.”

Contas

A economista do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), Ione Amorim, ressalta que é preciso verificar os serviços que são mais indicados para o débito automático: “No caso da telefonia, cuja cobrança depende do consumo, o cliente que discordar do valor poderá ter mais dificuldade de contestar a fatura, caso o pagamento esteja cadastrado no débito automático, pois o valor será descontado ainda que esteja errado. Também é polêmico deixar a quitação do cartão de crédito em débito automático, pois pode ser necessário questionar lançamentos indevidos antes de pagar a fatura. Se o cobrança ainda não foi paga, o fornecedor se sente pressionado a resolver problemas e corrigir lançamentos errados de forma mais rápida”. Mas, em serviços em que os valores das mensalidades são previamente acertados, como TV por assinatura, Ione não vê problemas em optar por essa modalidade de pagamento.

Comprovante

Ione também lembra que, independentemente da modalidade de pagamento, o consumidor deve exigir e guardar um comprovante anual de quitação de débitos. O documento comprova que o cliente pagou todas as faturas anteriores. Este extrato é enviado pelas prestadoras até maio, referente às contas pagas no ano anterior.

Queixas

Em caso de problemas com qualquer um dos serviços, a orientação do Idec é que o consumidor procure o SAC da empresa e a agência reguladora, além de registrar reclamações no Procon e no site www.consumidor.gov.br.

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