Nathália Hart Adami e Guilherme Silva aproveitando o Jardim Lutzenberger da Casa de Cultura Mario Quintana. (Foto: Jackson Ciceri/ O Sul)
O Jardim Lutzenberger, localizado no 5º andar da Casa de Cultura Mario Quintana, é uma surpresa que encanta aos visitantes. Edgar Salla, biólogo e responsável pela manutenção do local, anuncia o processo de revitalização do espaço. Lá se percebe uma diversidade de coleções e ambientes botânicos, representativos de banhados e outros recantos da natureza, demonstrando que mesmo áreas essencialmente urbanas podem reunir ampla gama de espécies. O ambientalista gaúcho Lutzenberger, amante e grande defensor das paisagens naturais, via na jardinagem uma ferramenta singular de estímulo à sensibilização individual para preservação do meio ambiente.
O espaço da Casa de Cultura Mário Quintana fica aberto para visitação aos sábados, domingos e feriados, das 12h às 18h30min; de terças a sextas, das 9h às 18h30min; e na segunda-feira, das 14h às 18h30min. Deve ser visitado, pois é um verdadeiro oasis no centro. Tem a preferência da juventude descolada.
Peças antigas e recipientes de plástico pós-consumo reciclado pela Suzuki Recicladora, de Estância Velha, criam um estilo original na área ajardinada. (Foto: Jackson Ciceri/ O Sul)
Outro ângulo do Jardim Lutzenberger mostrando a diversidade da vegetação. (Foto: Jackson Ciceri/ O Sul)