Segunda-feira, 17 de Fevereiro de 2020

Porto Alegre
Porto Alegre
36°
Partly Cloudy

Acontece Encontro Regional de Inclusão é realizado pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac

Crédito: Carolina Grossini​

“Mudando Vidas na Inclusão” foi o tema do primeiro Encontro Regional sobre o tema, promovido pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, na última quinta-feira (29). Ao total, 278 pessoas participaram do encontro, que reuniu colaboradores do Sesc/RS e do Senac-RS com deficiência, alunos da Aprendizagem para PcDs, empresas parceiras do Programa de Aprendizagem, docentes, representantes da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE-RS) e público em geral.

Na abertura, o diretor regional do Senac-RS, José Paulo da Rosa, ressaltou a importância do evento para disseminar as boas práticas de inclusão do Sistema. “Com esse encontro, também buscamos reconhecer as empresas parceiras que contratam os aprendizes com deficiência por meio do Programa de Aprendizagem, extremamente importante para que a cultura da inclusão cresça e se dissemine”, acrescenta.

Além dos relatos de experiências de colaboradores do Senac-RS e do Sesc/RS, participaram, de um painel sobre a inclusão, as seguintes empresas: Grupo Herval; Grupo Zaffari; Fundação Universitária de Cardiologia – Hospital de Alvorada e Buffon Combustíveis e Transportes Ltda. Na ocasião, as empresas destacaram o quanto o trabalho de sensibilização dos colaboradores e das famílias das pessoas com deficiência é constante, diário, e fundamental para que a inclusão seja constante.

Vale destacar que Senac-RS oferece cursos de Aprendizagem para pessoas com deficiência em diversas unidades do Estado. Somente em 2016, foram mais de 1.500 alunos da formação. Atualmente, são mais de 300 alunos no Programa. Conforme a coordenadora do Núcleo de Educação Profissional do Senac-RS, Nara dos Anjos, a instituição é pioneira – foi a primeira no Estado a oferecer cursos de educação profissional para pessoas com deficiência psicossocial. “Desde 2009 o Senac oferece cursos de Aprendizagem para pessoas com deficiência e vem trabalhando diversas ações de inclusão junto ao Tribunal Regional do Trabalho”, acrescenta.

Os Cursos de Aprendizagem são legislados pela Lei 10.097/2000 e regulamentados pelo Decreto nº 5598 de 1º de dezembro de 2005. O aprendiz é o adolescente ou jovem maior de 14 e menor de 24 anos de idade, estudante da educação básica (ensino fundamental ou médio) ou concluinte do ensino médio inscrito em Programa de Aprendizagem nos termos do art. 428, da CLT. Essa idade máxima de 24 anos não se aplica a aprendizes com deficiência, que podem realizar os cursos de aprendizagem independentemente da idade.

O evento foi uma iniciativa do Grupo de Trabalho de Acessibilidade, integrante do Comitê de Sustentabilidade do Senac-RS.

Voltar Todas de Acontece

Compartilhe esta notícia:

Roteiro turístico da Vinícola Aurora tem Excelência no site TripAdvisor®
Lavras do Sul estreia em Exposições Passaportes com recordes
Deixe seu comentário
Pode te interessar