Quinta-feira, 28 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Viagem e Turismo Enoturismo é alternativa para viagem longe de aglomerações

Compartilhe esta notícia:

Mesmo em pouca quantidade, o consumo de álcool pode facilitar a formação de tumores cancerígenos e outras doenças. (Foto: Reprodução)

Aos poucos os brasileiros estão retomando os planos de viagem à medida que a vacinação contra covid-19 avança no Brasil e em outros países. A pandemia, por sua vez, ainda não acabou. Nesse sentido, roteiros de viagens que permitem passeios ao ar livre, como o enoturismo, estão despertando atenção e ajudando na retomada do segmento.

Uma pesquisa da plataforma MaxMilhas, realizada no primeiro semestre de 2021 em parceria com o instituto Opinion Box, mostra que cinco em cada dez brasileiros entrevistados darão preferência a destinos turísticos mais isolados e sem aglomerações no período pós-pandemia.

Diante dessa tendência, o turismo vinculado à cultura, tradição e apreciação de vinhos (o conhecido enoturismo) surge como uma opção ideal para os viajantes durante o período atual.

Passeio responsável

Segundo a Uvibra (União Brasileira de Vitivinicultura), antes da pandemia, o número de “enoturistas” vinha crescendo de 10% a 15% ao ano no Brasil. Os dados apontam que, só em 2019, por exemplo, 1,5 milhão de turistas passaram por Bento Gonçalves, município do Rio Grande do Sul que é conhecido por ser uma tradicional região produtora de vinho.

Além das características favoráveis do enoturismo para passeios responsáveis, existe um outro fator que contribui para o crescimento da atividade no país. De acordo com dados da Organização da Vinha e do Vinho (OIV), houve um aumento de 18% no consumo da bebida em 2020 no Brasil.

Dessa forma, a tendência é que surjam novos enoturistas para movimentar a atividade durante a retomada das atividades econômicas.

O enoturismo é uma viagem diferente, na qual o principal objetivo é visitar as regiões que se dedicam à produção do vinho. Nelas, é possível conhecer o cultivo, a prensagem, a fermentação, o amadurecimento e o envase dos mais diversos tipos de vinhos e espumantes, além de degustar e adquirir rótulos.

tags: Você Viu?

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Viagem e Turismo

Internautas acusam Adele de plagiar música de Chico Buarque
Feijão perde terreno para a soja no Brasil e pode desaparecer
https://www.osul.com.br/enoturismo-e-alternativa-para-viagem-longe-de-aglomeracoes/ Enoturismo é alternativa para viagem longe de aglomerações 2021-11-23
Deixe seu comentário
Pode te interessar