Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Entenda a polêmica em torno da demarcação de terras indígenas

Compartilhe esta notícia:

Índias protestam contra a polêmica proposta durante os jogos mundiais indígenas. (Foto: Eraldo Peres/AP)

A PEC (proposta de emenda à Constituição) 215/00, de autoria do ex-deputado Almir Sá, tramita na Câmara dos Deputados desde 2000. Em março deste ano, foi criada uma Comissão Especial para debater um relatório final para a proposta, que, na prática, transfere o poder de demarcação de terras indígenas da União para o Congresso.

A PEC das Demarcações, como é conhecida, divide opiniões dentro e fora da Câmara e, só neste ano, as votações já foram adiadas duas vezes devido a protestos de índios e quilombolas.

A proposta altera o decreto 1.775, de 1996, que define a demarcação de terras indígenas como uma competência do Poder Executivo em parceria com a Funai (Fundação Nacional do Índio).

Inicialmente, a Funai realiza os estudos de identificação e delimitação das terras. Em seguida, o Ministério da Justiça declara os limites das propriedades solicitadas. Por fim, após uma série de levantamentos sobre a área a ser demarcada, a Presidência da República homologa os pedidos e a demarcação é registrada na Secretaria de Patrimônio da União.

Se a proposta for aprovada, os critérios e procedimentos para a demarcação de terras indígenas serão regulamentados por lei. A PEC prevê, ainda, que o Congresso ratificará as demarcações já homologadas e, portanto, poderá revisar terras que, hoje, já são consideradas propriedades indígenas.

A proposta não é bem recebida pelos índios que, assim como os deputados contrários à emenda, temem que a demarcação fique a cargo da bancada ruralista da Câmara.

Para entrar em vigor, a PEC 215/00 deve ser aprovada duas vezes na Câmara dos Deputados e passar por duas votações no Senado. (AE)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Vendas de diesel e gasolina no Brasil caem; etanol dispara
Confira as mudanças no texto do Estatuto do Desarmamento
https://www.osul.com.br/entenda-a-polemica-em-torno-da-demarcacao-de-terras-indigenas/ Entenda a polêmica em torno da demarcação de terras indígenas 2015-10-29
Deixe seu comentário
Pode te interessar