Sábado, 11 de outubro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Economia Até setembro deste ano, o Brasil já exportou mais veículos do que em todo o ano de 2024

Compartilhe esta notícia:

Nos primeiros nove meses deste ano, os embarques somaram 430,8 mil veículos. (Foto: Reprodução)

Entre janeiro e setembro deste ano, o Brasil já exportou mais veículos do que em todo o ano de 2024, divulgou, nesta semana, a Anfavea, entidade que representa as montadoras do País. Nos primeiros nove meses deste ano, os embarques somaram 430,8 mil veículos, ante pouco mais de 398 mil unidades em todo o ano passado.

Nos primeiros nove meses deste ano, as exportações cresceram 51,6% na comparação com igual período de 2024. Os números refletem, sobretudo, a retomada das compras da Argentina aos veículos brasileiros. Apesar do crescimento dos embarques neste ano, o cenário dos próximos meses ainda inspira alguma preocupação, conforme detalhou o presidente da entidade, Igor Calvet.

Ele destaca, sobretudo, o fim do acordo comercial de exportações de veículos do Brasil para a Colômbia.

“O fato novo é o fim do acordo com a Colômbia, que era o terceiro maior destino das nossas exportações. É um ponto que trará instabilidade”, disse Calvet durante coletiva de imprensa.

Desde 2017, o Brasil tinha um acordo que o permitia vender à Colômbia até 50 mil veículos por ano com tarifa zero de importação. O acordo venceu em 30 de setembro e não foi renovado. “Passaremos a ser um parceiro menos prioritário para vender à Colômbia”, frisou Calvet, mencionando que há risco desse “vácuo” ser ocupado por outros parceiros comerciais do país.

Além da preocupação com o fim do acordo, Calvet pontuou que o cenário global ainda apresenta desafios para o setor automotivo, como a oscilação cambial e a competição com países asiáticos. “O setor segue atento às mudanças no ambiente externo, que podem afetar nossa competitividade”, disse.

No acumulado de janeiro a setembro, o desempenho das exportações foi impulsionado também por uma leve recuperação em outros mercados latino-americanos, como Chile, Peru e México. Ainda assim, segundo a Anfavea, o volume total exportado continua abaixo do patamar registrado nos anos anteriores à pandemia.

Importações

A Anfavea também divulgou que, entre janeiro e setembro deste ano, o Brasil importou 355,7 mil veículos, alta de 10,4% em relação ao mesmo período de 2024.

Desse total, as duas principais origens desses veículos foram da Argentina (150.252 unidades) e China (123.482). A entidade ressaltou que a participação da China no mercado brasileiro tem crescido de forma constante, impulsionada por marcas que oferecem modelos elétricos e híbridos a preços competitivos. (Com informações de O Estado de S. Paulo)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

Veja perguntas e respostas sobre o novo modelo de crédito imobiliário lançado pelo governo
Depois de queda em agosto, inflação oficial do País sobe 0,48% em setembro
https://www.osul.com.br/entre-janeiro-e-setembro-deste-ano-o-brasil-ja-exportou-mais-veiculos-do-que-em-todo-o-ano-de-2024/ Até setembro deste ano, o Brasil já exportou mais veículos do que em todo o ano de 2024 2025-10-10
Deixe seu comentário
Pode te interessar