Quarta-feira, 30 de setembro de 2026

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

| Entrevista com o Caudilho – Um cowboy no Pampa será lançado amanhã (05) na Feira do Livro

Compartilhe esta notícia:

Lançamento dia 05/11, às 19h, na Feira do Livro de Porto Alegre. Na foto, o autor, Cassiano Fuga Cunha, advogado, Bacharel em Direito pela PUCRS, pós-graduado na Escola da Ajuris e na Fundação Getúlio Vargas (FGV), com extensão na Universidade da Califórnia, em Irvine.

O livro tem por pano de fundo a vinda ao Rio Grande do Sul do jornalista norte-americano Ambrose Bierce para entrevistar os líderes da Revolução de 1893, a Revolução da Degola. As entrevistas foram publicadas à época no Jornal Tribune de NY e, hoje, estão arquivadas na Biblioteca Pública de Nova York.

Na Revolução Federalista do Rio Grande do Sul, entre 1893 e 1895, foram assassinadas de 12 mil a 15 mil pessoas, ou 1,3% da população da época, de 900 mil pessoas. Para efeito de comparação essa é a mesma proporção de mortos na Guerra Civil da Síria (300 mil mortos, tomando-se por base a população da Síria em 2010, de 22.000.000 de habitantes). Há um detalhe estarrecedor: 2/3 da população do Rio Grande do Sul em 1893 era composto por mulheres (600 mil mulheres e 300 mil homens). Dessa forma, o morticínio atingiu até 5% da população masculina do Estado, em apenas dois anos.

Personagem real, Ambrose Bierce, o Gringo Velho da obra de Carlos Fuentes e do filme com Gregory Peck e Jane Fonda, esteve pelos Pampas para entrevistar os dois líderes políticos da revolta sul-rio-grandense: Gaspar da Silveira Martins (1834-1901) e Júlio Prates de Castilhos (1860-1903). Jornalista ferino, Bierce escreveu obras como The Devil’s Dictionary (O Dicionário do Diabo), no qual elenca máximas imbatíveis da política e dos relacionamentos em geral e segue atual mais de cem anos após sua 1a edição, em 1906, sob o título The Cynic’s Word Book 2. Bierce desapareceu na Revolução Mexicana, em 1913.

Entrevista com o Caudilho recupera passagens importantes da História do Rio Grande do Sul, como a Colonização do Pampa pelos Guanches originários das Ilhas Canárias (que deram origem aos Gauchos/Gaúchos), os Lanceiros Negros e as Missões Jesuíticas. A história narra a viagem do Jornalista Cowboy e do Piquete de Gaúchos comandado pelo Capitão Vidoca Cunha, outro personagem real, que na narrativa foi enviado para escoltar o Gringo Velho da Fronteira do Uruguai até Porto Alegre. Durante a viagem, em meio aos combates da Revolução de 1893, é traçado um paralelo entre as Missões Jesuítas da América do Sul e as Missões da América do Norte, especialmente as da Califórnia. A obra examina as semelhanças e principalmente as diferenças entre o Gaúcho e o Cowboy, o primeiro submetido ao regime semifeudal das sesmarias portuguesas e o segundo representando a encarnação do capitalismo norte-americano.

Com texto agradável e leve, o livro está dividido em capítulos curtos ligados pelo fio condutor da História e da imaginação do autor, como os interessantes diálogos das entrevistas entre os personagens reais: o jornalista norte-americano e os caudilhos gaúchos. Editado pela Martins Livreiro, Entrevista com o Caudilho – Um cowboy no Pampa traz também documentos históricos ao longo de suas 116 páginas. A sessão de autógrafos na Feira do Livro, onde está sendo lançado, está marcada para o dia 05 de novembro, às 19h, na Praça dos Autógrafos.

O Autor

Cassiano Fuga Cunha é advogado, Bacharel em Direito pela PUCRS, pós-graduado na Escola da Ajuris e na Fundação Getúlio Vargas (FGV), com extensão na Universidade da Califórnia, em Irvine. Natural de Marau, foi criado em Erechim e mora há vinte anos em Porto Alegre. Apaixonado por História, o autor lança-se na aventura literária com o primeiro romance cuja base histórica é a Revolução Federalista e seus protagonistas, sendo bisneto do Capitão João José da Cunha Filho, o Vidoca Cunha, que lutou na Revolução de 1893 com lenço branco.

 

 

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de |

Deixe seu comentário

Os comentários estão desativados.

Rogério Dirani volta ao mercado de venda de imóveis premium em Porto Alegre
Unimed Porto Alegre adere ao Projeto Anticorrupção do Ministério Público Federal
Pode te interessar