Segunda-feira, 05 de maio de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
16°
Mist

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política “Era razoável que a Câmara dos Deputados votasse como votou”, afirma Lula sobre a medida da reestruturação dos ministérios

Compartilhe esta notícia:

Deputados aprovam medida provisória após governo abrir o cofre em emendas parlamentares. Na foto, o presidente Lula

Foto: Divulgação
Deputados aprovam medida provisória após governo abrir o cofre em emendas parlamentares

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que “era razoável que a Câmara votasse como votou” a aprovação da MP (Medida Provisória) da reestruturação dos ministérios. “Esperava aquilo”, disse o petista nesta quinta-feira (1º).

Para assegurar a aprovação do texto, o governo liberou R$ 1,7 bilhão em emendas parlamentares ao orçamento no dia que a proposta foi votada – foram 337 votos favoráveis, 125 contrários e 1 abstenção. Antes da análise, porém, houve uma ameaça de rebelião dos deputados do Centrão com o governo.

A MP foi aprovada após o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), decidir com seus aliados dar uma “última chance” para o Palácio do Planalto reestruturar a articulação política. O texto agora será analisado pelo Senado, que deve aprovar ainda hoje para evitar que a medida perca validade. O prazo é até a meia-noite.

Mais cedo, Lula convocou uma reunião de balanço no Palácio do Planalto para avaliar com seus auxiliares mais próximos como foi a votação na Câmara. Participam da reunião os ministros Rui Costa (Casa Civil) e Alexandre Padilha (Relações Institucionais), alvos preferenciais do Centrão, grupo insatisfeito com a articulação política do governo. O líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE) também foi convocado.

O texto aprovado, no entanto, altera a estrutura original do governo desenhada durante a transição. Por conta da pressão da bancada ruralista com apoio de deputados do Centrão, a nova versão da MP retirou poderes dos Ministérios de Meio Ambiente e dos Povos Indígenas.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Receita Federal recebe 41,1 milhões de declarações de Imposto de Renda
“Somos copeiros”, diz goleiro do Grêmio após classificação para as quartas de final da Copa do Brasil
https://www.osul.com.br/era-razoavel-que-a-camara-dos-deputados-votasse-como-votou-afirma-lula-sobre-a-medida-da-reestruturacao-dos-ministerios/ “Era razoável que a Câmara dos Deputados votasse como votou”, afirma Lula sobre a medida da reestruturação dos ministérios 2023-06-01
Deixe seu comentário
Pode te interessar