Terça-feira, 04 de novembro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Escondido pelo seu partido em três eleições presidenciais, Fernando Henrique Cardoso, aos 84 anos, voltou a frequentar capas de revistas e programas de TV

Compartilhe esta notícia:

FHC e Lula parecem ter o mesmo assunto preferido: falar mal um do outro. (Crédito: Reprodução)

Asaudade do poder parece ter batido forte em Higienópolis e São Bernardo (em São Paulo). Com o governo Dilma atolado na crise, Fernando Henrique Cardoso e Lula estão falando como nunca. Os dois se tornaram ex-presidentes em atividade, como jogadores veteranos que se recusam a pendurar as chuteiras.

FHC saboreia uma exposição inédita desde que deixou o Planalto, com a popularidade em baixa. Escondido pelo PSDB em três eleições presidenciais, foi finalmente reabilitado na campanha de 2014. Agora, aos 84 anos, voltou a frequentar capas de revistas e programas de TV.

A pretexto de divulgar dois livros novos, o tucano emite opiniões sobre tudo, sem medo de se contradizer. Já defendeu o impeachment de Dilma, já propôs a renúncia dela e já disse que Dilma é honrada. Para saber o que ele pensa hoje, é melhor esperar a entrevista de amanhã.

Lula, que deixou a Presidência no auge do prestígio, percorre a trajetória inversa rumo ao purgatório. A cada revelação da Lava-Jato, enfrenta mais dificuldade para explicar os escândalos de seu governo. Aos 70 anos, vê as suspeitas chegarem mais perto de sua família – no último dia 4, o filho caçula teve que depor à Polícia Federal.

O petista costuma evitar a imprensa, mas não perde a chance de discursar em ambientes à prova de vaia. No palanque, alterna críticas à oposição a estocadas em Dilma. Há poucos dias, surpreendeu ao reconhecer que ela está fazendo “aquilo que nós dizíamos que não íamos fazer”.

Apesar das divergências sobre o governo da sucessora, FHC e Lula parecem ter o mesmo assunto preferido: falar mal um do outro. Em entrevista recente, o tucano acusou o petista de estar “enterrando a própria história”. Pouco depois, Lula respondeu que FHC “sofre com seu sucesso”.

Em vez de buscarem um consenso mínimo contra a crise, os dois ex-presidentes perdem tempo com um eterno duelo verbal. Parecem aprisionados aos anos 1990, enquanto o País espera respostas para o presente. (Bernardo Mello Franco/Folhapress)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Irã nomeia primeira mulher embaixadora desde 1979
Ministros do Supremo bateram boca após críticas à Lava-Jato
https://www.osul.com.br/escondido-pelo-seu-partido-em-tres-eleicoes-presidenciais-fernando-henrique-cardoso-aos-84-anos-voltou-a-frequentar-capas-de-revistas-e-programas-de-tv/ Escondido pelo seu partido em três eleições presidenciais, Fernando Henrique Cardoso, aos 84 anos, voltou a frequentar capas de revistas e programas de TV 2015-11-08
Deixe seu comentário
Pode te interessar