Quinta-feira, 28 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Escritor Olavo de Carvalho morre, aos 74 anos, nos Estados Unidos

Compartilhe esta notícia:

Olavo foi apontado como grande influenciador de Bolsonaro durante a campanha eleitoral de 2018

Foto: Reprodução/YouTube
Olavo foi apontado como grande influenciador de Bolsonaro durante a campanha eleitoral de 2018. (Foto: Reprodução/YouTube)

O escritor, professor e influenciador digital Olavo de Carvalho morreu, aos 74 anos, na noite de segunda-feira (24), em um hospital em Richmond, na Virgínia, nos Estados Unidos.

Nascido em Campinas, no interior de São Paulo, Olavo publicou mais de 30 obras e é considerado um dos grandes expoentes do conservadorismo no Brasil. Ele foi apontado como grande influenciador do presidente Jair Bolsonaro durante a campanha eleitoral de 2018.

“Nos deixa um dos maiores pensadores da história do nosso País, o filósofo e professor Olavo Luiz Pimentel de Carvalho. Olavo foi um gigante na luta pela liberdade e um farol para milhões de brasileiros. Seu exemplo e seus ensinamentos nos marcarão para sempre”, escreveu o presidente nas redes sociais. “Que Deus o receba na sua infinita bondade e misericórdia, bem como conforte sua família”, afirmou Bolsonaro.

A causa da morte não foi divulgada. Neste mês, o filósofo anunciou que havia contraído a Covid-19 e cancelou compromissos por causa da doença.

Em julho de 2021, Olavo deu entrada no Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, em São Paulo, para fazer exames e uma avaliação cardiológica. No período em que ficou internado, ele teve uma crise de angina e foi submetido a um tratamento para compensação cardíaca.

Depois, passou por uma cirurgia de emergência para revisão da operação da bexiga realizada em maio do mesmo ano nos Estados Unidos. O escritor teve alta após dez dias e passou a fazer um acompanhamento em casa.

Em 9 de agosto, porém, voltou a ser hospitalizado com quadro de insuficiência cardíaca e renal aguda e infecção sistêmica. Ele era portador da Doença de Lyme, uma infecção transmitida por carrapato que causa irritações na pele e sintomas semelhantes ao da gripe. Olavo também era cardiopata.

Repercussão internacional

A morte do escritor repercutiu na imprensa internacional. Jornais estrangeiros se referiram ao ideólogo como “controverso”. A  agência de notícias Associated Press se referiu a Olavo de Carvalho como um “divisivo filósofo brasileiro de direita” e um “provocador”. A reportagem chama atenção para a tendência do escritor de divulgar teorias da conspiração, como quando questionou se a terra é plana. O texto também aponta sua evolução de uma figura “marginal” para alguém com influência no governo federal, tendo supostamente indicado ministros nos primeiros meses do governo Bolsonaro.

A “Reuters” ressaltou a postura anticomunista de Olavo e sua crença em grandes conspirações globais, que envolveriam o bilionário George Soros, o Facebook e a China. A agência de notícias apontou também as críticas recentes feitas pelo escritor ao presidente Jair Bolsonaro, após a aproximação de seu governo com o Centrão.

A “Bloomberg” referiu-se a Olavo de Carvalho como um “controverso cruzado da extrema-direita”, e chamou atenção da sua perda de influência no governo Bolsonaro.

 

tags: em foco

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Surfista Gabriel Medina abre mão de primeira etapa de competição para cuidar da saúde mental; Yasmin Brunet aprova
INSS começa a pagar benefícios com reajustes para aposentados e pensionistas
https://www.osul.com.br/escritor-olavo-de-carvalho-morre-aos-74-anos-nos-estados-unidos/ Escritor Olavo de Carvalho morre, aos 74 anos, nos Estados Unidos 2022-01-25
Deixe seu comentário
Pode te interessar