Terça-feira, 17 de fevereiro de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Cláudio Humberto Esculacho de Lula no Rio fez pouco da Lei e do TSE

Compartilhe esta notícia:

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editoriais de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

No Carnaval do Rio destaca este ano a face sombria da politicagem mais rastaquera. Escola de samba irrelevante, regiamente paga com dinheiro público (R$ 10,3milhões), degenerou uma celebração cultural em propaganda eleitoral, violando abertamente a Lei e com isso expondo ao deboche à Justiça Eleitoral. E o Tribunal Superior Eleitoral em particular, que, mais uma vez, inclina-se a fechar os olhos à esquerda. Como a lembrar que, se a lei eleitoral é para todos, parece valer só para alguns.

Carnavalizando o ódio

O carnaval dos marqueteiros se dedicou a tripudiar sobre adversários e a bajular o governo, ignorando os escândalos de corrupção da era Lula.

Covardia alegórica

O esculacho lulista incluiu até os evangélicos, até porque sabia que, por convicção religiosa e assepsia, eles não estariam lá para reagir.

Lado está definido

Ao ignorar alertas de abuso de poder político e econômico, a Justiça Eleitoral pareceu sugerir de que lado está, e estará em outubro.

Pague a conta, cidadão

Como alegoria final do deboche, Lula fechou o desfile na avenida como se quisesse destacar: isto aqui é mesmo promoção pessoal, mas e daí?

Lula já criou 159 medidas provisórias no mandato

O presidente Lula (PT) não tem vergonha de tomar do Congresso Nacional o papel de legislador: o petista conseguiu editar, até o momento, 159 medidas provisórias desde que tomou posse no terceiro mandato. Apenas em 2024, ele criou 81 MPs, recorde até o momento neste mandato. Neste momento existem 24 medidas provisórias em tramitação, 23 das quais estão ainda na Câmara dos Deputados.

Tem prazo

Medidas provisórias têm poder de lei durante prazo máximo de 120 dias, quando precisam passar pelo crivo do Congresso.

Consequências

Duas MPs já ultrapassaram o prazo e vão passar a trancar a pauta da Câmara. A partir da próxima semana outras quatro MPs perdem o prazo.

2026 sem nada

Até o momento, Lula e cia. não editaram novas medidas provisórias em 2026. Não há limite legal sobre a edição de MPs pelo presidente.

Tecnicalidade

O presidente do partido Novo, Eduardo Ribeiro, promete ajuizar Ação de Investigação Judicial Eleitoral no TSE “assim que Lula registrar sua candidatura”. Sem candidatura oficial do petista, não há o que cassar.

Revisão histórica

A “homenagem” a Lula na Sapucaí é revisão histórica com verba pública, diz Deltan Dallagnol. “Apagaram o pedalinho, o sítio, o triplex, mensalão, petrolão e até a prisão, mas a fantasia não muda a biografia”.

Estilo norte-coreano

“Faltou o carro da Odebrecht e do Sítio de Atibaia no desfile do Lula. Foi um deprimente espetáculo de abuso do poder”, observou o senador Sergio Moro (União-PR), “a Coreia do Norte não faria melhor”.

Arquivado

Osmar Terra (PL-RS) registrou o arquivamento, pelo Ministério Público, dos pedidos de ação contra Jair Bolsonaro por “genocídio” durante a pandemia. “O tempo é o pai da verdade”, disse ele sobre a “aberração”.

Diversos desinteresses

Estão sem líder ou coordenador as frentes parlamentares de Prevenção de Desastres e Apoio Humanitário; da Mineração e Construção Civil; e da Valorização do Serviço Social. São 311 frentes no Congresso.

Barrado

Kim Kataguiri (União-SP) lembra que tentou barrar o desfile pró-Lula: “Entrei com uma ação popular para impedir os repasses de dinheiro público para essa campanha eleitoral antecipada, e ela foi negada”.

Na mira da PGR

O deputado Messias Donato (Rep-ES) vê irregularidades na descida de Lula à Sapucaí para posar em fotos com escola de samba que o homenageou e anunciou: “Protocolaremos representação na PGR”.

Omitiram o óbvio

Líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante (RJ) ironizou o desfile pró-Lula na Sapucaí: “faltou o enredo falar a principal parte, as condenações em 3 instâncias por corrupção e lavagem de dinheiro do descondenado”.

Pergunta na jurisprudência

Se desfile-comício pode para um, pode para todos?

PODER SEM PUDOR

Boi Bandido

Então relator da CPI dos Correios, Omar Serraglio (PMDB- PR) viveu momentos de “América” no rodeio comemorando os 50 anos da cidade de Rondon (PR). Organizado pelo prefeito Ailton Valotto, estava no centro da arena com várias autoridades, como o chefe de gabinete do ex-ministro do Planejamento, Ênio Verri, quando um touro escapou do brete. A debandada na arena foi geral, com a multidão às gargalhadas. Na correria Serraglio ainda pôde ouvir ao longe: “Pega ele, Zé Dirceu!”.

(Com Rodrigo Vilela e Tiago Vasconcelos – Instagram: @diariodopoder)

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editoriais de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Cláudio Humberto

Bloco do Vai dar M.
Câmara de Porto Alegre analisa projeto que amplia transparência na fatura de energia
Deixe seu comentário
Verificação de Email

Você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

12 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Vanderlei Stefani
17 de fevereiro de 2026 10:49

Bozo vigarista completa dois meses de prisão. Agora faltam 27 anos e um mês.

Fernando Krause
17 de fevereiro de 2026 10:44

Pensando bem..
… boneco de criminoso triplamente condenado que vai ao chão e é arrastado pela rua após o desfile de escola de quinta categoria, que fez a homenagem ao candidato, é mau presságio para o cumpanhero ….

Vanderlei Stefani
17 de fevereiro de 2026 10:50
Responder para  Fernando Krause

É Tetraaaaaaaaa

Vanderlei Stefani
17 de fevereiro de 2026 10:26

A extrema direita sentiu o golpe
O senador Sergio Moro (União-PR) está completamente irado. O ex-juiz da Lava Jato, que perseguiu Lula até colocá-lo na cadeia por 580 dias, para depois ter sua farsesca operação desmascarada e ser considerado formalmente suspeito e incompetente pelo STF e pelo Comitê de Direitos Humanos da ONU, o que levou à anulação de todas as ações presididas por ele contra o então ex-presidente, parece não ter assimilado muito bem o desfile da Acadêmicos de Niterói.

Fernando Krause
17 de fevereiro de 2026 12:10
Responder para  Vanderlei Stefani

O criminoso triplamente condenado por corrupção não foi inocentado, foi politicamente “descondenado” para “voltar à cena dos crimes”, como disse um tal de Geraldo…

Vanderlei Ochoa
17 de fevereiro de 2026 09:35

Boa a caricatura do colunista no início da coluna tentando guampear a estrela do PT . E que guampas, eihn colunista?

Jorge Schroder
17 de fevereiro de 2026 08:22

SE reunir com embaixadores casou direitos políticos de Bolsonaro, desfile de alegorias bajulativas vai caçar….Uma vergonha para o País ver tal espetáculo , mas como no final do desfile o boneco do ladrão se espatifou no chão, esperamos que o homenageado também tenha o mesmo destino.

Vanderlei Ochôa
17 de fevereiro de 2026 09:37
Responder para  Jorge Schroder

Todo homem de sucesso é taxado de veado, corno ou ladrão. Ainda bem que tu chama o Lula de ladrão, seu CV….

Vanderlei Ochoa
17 de fevereiro de 2026 08:10

Vem cá? Usar a mídia concedida pelo estado não corresponde à propaganda eleitoral antecipada? Pois é. Nessa é em outras colunas do jornal jorra propaganda antecipada de colunistas apoiadores de direita golpista. Não é verdade?? Fica a pergunta. . No rádio, TV e jornal da rede pampa é só o que se vê. Para os amigos, as beneces da lei. Para os inimigos , os rigores da lei.

Vanderlei Ochoa
17 de fevereiro de 2026 07:30

Colunista cabo eleitoral da direita golpista em .ais um dia de sofrimento. Como esse colunista da direita golpista sofre com o sucesso dos outros. ESTADISTA LULA recebe homenagem do povo e o colunista cabo eleitoral da direita golpista é contra. Nunca se viu o colunista falar que o seu ídolo mito usava as religiões ( ou melhor, fanaticos religiosos) para se promover. O ciúmes do colunista cabo eleitoral da direita golpista não tem limites. .as tudo tem uma explicação: o colunista fez parte do governo mais corrupto de todos os tempos, o governo COLLOR. Inconformado em ver seu chefe impichado(… Leia mais »

Clori Teixeira da Cunha
17 de fevereiro de 2026 09:04
Responder para  Vanderlei Ochoa

Vandeca, Vandeca, deixa de ser mais um jegue da esquerda e veja os trâmbiques bilionários dos seus “cumpanheros” corrupt0s que vc, tanto defende, o que somente demonstra a falha do seu caráter.
Vc somente ataca a direita, mas ainda não vi, da sua parte, quaisquer defesas, argumentos, sobre mensalão, Petrolão, ROMBO DO INSS, filhos milionários do seu querido CHEFE de nine dedos.
Síndrome de Estocolmo tem tratamento.

Pode te interessar
12
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x