Terça-feira, 04 de Agosto de 2020

Porto Alegre
Porto Alegre
25°
Fair

Capa – Caderno 1 Especialistas alertam para o aumento de casos de miopia, especialmente no Brasil

Compartilhe esta notícia:

Quando estiver lendo, pare a cada 20 minutos e olhe para o horizonte por pelo menos 20 segundos.(Foto: Reprodução)

Se você enxerga claramente objetos próximos, mas vê borrado os que estão a mais de dois metros de distância, “abra o olho”: sinal de miopia, literalmente, à vista. O distúrbio ocorre quando o globo ocular cresce demais. Devido ao aumento de casos nos últimos anos, especialistas afirmam que o problema virou epidemia mundial, afetando, sobretudo, os mais jovens. E no futuro, o cenário ficará ainda mais preocupante, pois pesquisas apontam que, em 2050, metade da população brasileira será míope.

“Minha filha (Jane, de 13 anos) não enxergava direito o que estava escrito no quadro-negro da escola e nem imagens da TV. Também tinha dor de cabeça toda vez que se esforçava para ‘ver melhor’. Foi diagnosticada com miopia e passou a usar óculos”, contou a designer gráfica Armênia de Jesus, 43.

Estima-se que dentro de dois anos e meio, um terço dos habitantes do planeta também será portador do distúrbio. O médico Earl Smith, professor de Desenvolvimento da Visão e decano da Faculdade de Optometria da Universidade de Houston, nos Estados Unidos, enxerga o transtorno ainda mais longe. Segundo ele, estudos indicam que até 2050, se as pessoas e autoridades em saúde não tomarem providências quanto à prevenção, metade da população mundial estará míope.

“A miopia parece ser cada vez mais uma doença industrial”, alertou o médico. Graças ao seu empenho, ele recebeu financiamento de US$ 1,9 milhão (R$ 6,3 milhões), para investigar as causas e estratégias para o tratamento.

A última metanálise,com 145 estudos mundiais, divulgada pela Academia Americana de Oftalmologia, pressupõe que o estilo de vida moderno, tirando herança genética, é a principal causa do aumento de casos. A metanálise estima que, em 2020, a prevalência de míopes no Brasil seja de 27,7% e de 42,1% entre americanos. As pesquisas alertam ainda uma preocupação maior daqui a 33 anos, em 2050, quando a previsão é de que 50,7% dos brasileiros terão miopia e 58,4% dos americanos. Nesse período, a incidência aumentará 83% no Brasil, contra 20% nos EUA.

Os pesquisadores ressaltam, principalmente, a prevenção da evolução da miopia, uma vez que, acima de 6 graus, aumentam os riscos de descolamento da retina, catarata, glaucoma e degeneração macular, podendo ocasionar até a perda da visão se não for tratada a tempo.

A miopia compromete o desenvolvimento cognitivo da criança e a performance escolar e profissional dos adultos, pois 85% do relacionamento com o meio ambiente depende da boa visão. “O uso de smartphones, laptops e tablets, em ambientes fechados e mal iluminados, com esforço excessivo da visão, agrava o problema”, apontou o oftalmologista Marcony Santhiago, do Hospital Federal de Bonsucesso.

Saiba mais

Como forma de prevenir miopia, os pais devem estimular crianças a brincar ao ar livre.

Evitar passar muito tempo com a vista em objetos muito próximos, seja lendo, escrevendo ou usando dispositivos portáteis como celulares, vídeo-games, tablets ou laptops.

Quando estiver lendo, pare a cada 20 minutos e olhe para o horizonte por pelo menos 20 segundos.

No dia a dia, tente olhar para longe pelo menos umas três vezes ao dia (entre 5 a 7 minutos de cada vez).

Quem tem miopia e não usa óculos sofre incômodos como lacrimejamento, vermelhidão nos olhos, dor de cabeça e fadiga.

O tratamento pode ser feito com óculos de grau ou cirurgia a laser.

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Capa – Caderno 1

Aliados de Donald Trump querem retirar a verba milionária de uma clínica ginecológica de baixo custo que oferece anticoncepcionais, abortos e exames de aids nos Estados Unidos
O criador de golpe do FGTS vendia os dados e as senhas dos beneficiários
Deixe seu comentário
Pode te interessar