Quinta-feira, 01 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 29 de fevereiro de 2020
A próxima semana permanecerá sem chuva e com temperaturas amenas na maior parte do Rio Grande do Sul, de acordo com o Relatório Oficial nº 7, elaborado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, a Emater-RS e o Irga.
A presença de uma massa de ar seco até este domingo (1º) manterá o tempo firme, com grande amplitude térmica em todo o Estado. As temperaturas estarão mais baixas durante a noite e madrugada, com valores inferiores a 10°C em algumas regiões. Somente no Planalto, Serra do Nordeste e no Litoral Norte poderão ocorrer pancadas isoladas de chuva no decorrer do domingo.
Entre a segunda (2) e a quarta-feira (4), o ingresso de ar quente e úmido favorecerá a elevação das temperaturas, com valores superiores a 30°C. Somente nas faixas Norte e Nordeste há possibilidade de pancadas isoladas de chuva.
Os totais previstos de chuva deverão oscilar entre 10 e 20 mm no Planalto, Serra do Nordeste e na Região Metropolitana. Nos Campos de Cima da Serra e no Litoral Norte, os valores deverão superar os 30 mm. Nas demais regiões do Estado, não estão previstos volumes significativos. Na Campanha, Fronteira Oeste e na Zona Sul, o tempo permanecerá seco.
Estação meteorológica
O Parque Estadual do Tainhas, em São Francisco de Paula, agora conta com uma Estação Meteorológica Automática. O equipamento coletará dados como temperatura, pluviometria – distribuição da chuva –, direção e velocidade dos ventos na área do parque.
A estação foi instalada pelo projeto Rede de Sítios de Pesquisa Ecológica de Longa Duração nos Campos dos Biomas Pampa e Mata Atlântica (Peld Campos Sulinos) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs).
O Peld já realiza estudos no local desde 2010, estruturando as comunidades biológicas dos ecossistemas, entendendo como respondem ao manejo pastoril e à dinâmica climática. Com a nova estação, em funcionamento desde o dia 21 de fevereiro de 2020, será possível compreender melhor o ambiente e planejar ações de proteção da biodiversidade e conservação da pecuária em campo nativo.
De acordo com a gestora do parque, Ketulyn Füster, antes não havia uma estação meteorológica na região e, com os dados obtidos, as pesquisas se tornarão cada vez mais precisas.
A informações coletadas serão enviadas para a equipe da Ufrgs, que realizará a análise no Campus do Vale, em Porto Alegre.
O Tainhas é uma das Unidades de Conservação do Estado administradas pela Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema). O projeto Peld Campos Sulinos é financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs). A estação foi adquirida por R$ 10 mil com recursos do CNPq.