Quarta-feira, 14 de maio de 2025

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Estados Unidos desenvolvem mísseis “mutantes” que mudam de forma em pleno ar

Compartilhe esta notícia:

A cabeça articulada que pode girar e mudar de direção rapidamente é o diferencial do míssil Mutant. (Foto: Reprodução)

O Laboratório de Pesquisa da Força Aérea (AFRL em inglês) dos Estados Unidos anunciou na semana passada o projeto de míssil Mutant (Mutante). A arma seria equipada com uma cabeça articulada que pode girar e mudar de direção rapidamente para ajudar a explodir alvos em movimento rápido no ar.

O projeto é inspirado em um estudo iniciado na década de 1950 e ainda está em fase inicial de desenvolvimento e testes. Segundo a AFRL, o conceito pensado na época não era possível sem os desenvolvimentos tecnológicos modernos.

O Mutant é um míssil Hellfire modificado e ainda não foi disparado pela Força Aérea. O planejamento atual é utilizá-lo como “trenó de foguete” em testes.

Nesse caso, a arma é presa em um longo pedaço de trilho com um alvo no final e solta em direção à parede do espaço. Os pesquisadores conseguem, então, estudar o impacto do míssil sem dispará-lo no ar.

O laboratório deseja incorporar o novo modelo diante do cenário de guerra na Ucrânia, onde objetos voadores ganharam destaque. Busca-se quebrar o padrão de perda de velocidade dos mísseis que, quando disparados de um jato, tem dificuldade em mudar a trajetória.

“O AFRL visa aumentar significativamente o alcance e a letalidade dos mísseis contra alvos altamente manobráveis com um melhor sistema de atuação do controle de voo. A abordagem do programa Mutant é uma forma de transformação ativa envolvendo giro de alta taxa da cabeça do míssil, referido como articulação”, diz a Força Aérea dos EUA. As informações são do jornal O Globo.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Polícia prende quadrilha de motoristas de aplicativos que sequestrava, roubava e estuprava passageiras sozinhas em São Paulo
Mais de 400 mil notas falsas circularam no Brasil em 2022
https://www.osul.com.br/estados-unidos-desenvolvem-misseis-mutantes-que-mudam-de-forma-em-pleno-ar/ Estados Unidos desenvolvem mísseis “mutantes” que mudam de forma em pleno ar 2023-03-15
Deixe seu comentário
Pode te interessar