Terça-feira, 14 de outubro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Estados Unidos espera ter conversa “muito séria” com a China sobre mísseis

Compartilhe esta notícia:

Secretário de Estado norte-americano, John Kerry. (Foto: Pablo Martinez Monsivais/AFP)

O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, afirmou nessa quarta-feira que os Estados Unidos esperam ter conversas “muito sérias” com os chineses sobre a militarização do mar do Sul da China, depois de relatos de que Pequim instalou avançados mísseis terra-ar numa ilha sob disputa. O Ministério da Defesa de Taiwan afirmou que as baterias de mísseis foram instaladas na Woody Island no arquipélago de Paracelso, sob o controle chinês há décadas, mas uma área também reivindicada por Taiwan e Vietnã.

Uma autoridade do setor de defesa dos EUA confirmou o “emprego aparente” dos mísseis. “Há todas as evidências, todos os dias, de que tem havido um aumento da militarização”, declarou Kerry. “Temos tido essas conversas com os chineses, e estou muito confiante de que nos próximos dias nós vamos ter outras conversas muito sérias sobre isso.”

Os EUA não reivindicam nenhum território no mar do Sul da China, mas têm expressado preocupações em relação a como a iniciativa cada vez mais agressiva da China de reclamar áreas poderia afetar rotas de comércio global vitais na região. O ministro do Exterior da China, Wang Yi, declarou à imprensa que as “facilidades limitadas e necessárias para a sua defesa” são “consistente com o direito de autoproteção que o país tem”.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Manifestantes se vestem de mosquito para protestar contra o ministro da Saúde
Em meio a surto de zika vírus, oposição critica a exoneração do ministro da Saúde para participar da eleição do líder do PMDB na Câmara dos Deputados
https://www.osul.com.br/estados-unidos-espera-ter-conversa-muito-seria-com-a-china-sobre-misseis/ Estados Unidos espera ter conversa “muito séria” com a China sobre mísseis 2016-02-18
Deixe seu comentário
Pode te interessar