Domingo, 26 de julho de 2026

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
16°
Fair

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Ministro Barroso assina oficialmente aposentadoria e deixa o Supremo nesta sexta-feira, após 12 anos na Corte

Compartilhe esta notícia:

O anúncio da saída do ministro já havia sido feito na semana passada.

Foto: Antonio Augusto/STF
Barroso sentiu uma indisposição, foi ao hospital para realização de exames e permaneceu em observação. (Foto: Antonio Augusto/STF)

O ainda ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, assinou nesta segunda-feira (13) o documento que oficializa sua aposentadoria antecipada. De acordo com o requerimento, a aposentadoria passa a valer a partir desta sexta-feira (18), encerrando um ciclo de 12 anos de atuação na mais alta Corte do País.

O anúncio da saída de Barroso já havia sido feito na semana passada. Aos 67 anos, ele poderia permanecer no cargo até os 75, idade-limite prevista pela Constituição, mas optou por antecipar sua saída. No final de setembro, Barroso havia transmitido o cargo de presidente do Supremo ao ministro Edson Fachin, encerrando um período de um ano à frente da Corte.

Em sua despedida, o ministro afirmou ter tomado a decisão de forma serena e pessoal. “Senti que agora é hora de seguir outros rumos. Nem sequer os tenho bem definidos, mas não tenho qualquer apego ao poder”, declarou. A fala reflete o tom de transição adotado por Barroso, que afirmou pretender se dedicar a atividades acadêmicas, conferências e, eventualmente, à advocacia, após o período de quarentena exigido pela lei.

Com o fim antecipado da magistratura de Barroso, abre-se espaço para que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) faça sua terceira indicação ao Supremo em menos de dois anos de mandato. Antes dele, o petista já havia indicado e empossado Cristiano Zanin, seu ex-advogado, e Flávio Dino, ex-ministro da Justiça e atual integrante da Corte.

Nos bastidores de Brasília, a sucessão de Barroso já movimenta diferentes grupos políticos e jurídicos. O nome mais citado é o de Jorge Messias, atual advogado-geral da União. Messias, que é membro da Igreja Batista e tem carreira consolidada na advocacia pública, conta com a simpatia de ministros do governo e de setores do PT.

Também aparecem entre os possíveis indicados o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas, e o ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Vinícius de Carvalho. Outro nome especulado é o do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), cuja relação com o Palácio do Planalto tem se estreitado nos últimos meses.

A escolha do novo ministro tende a ocorrer ainda em outubro, de forma a permitir a sabatina no Senado antes do recesso de fim de ano. A decisão marcará mais um capítulo na recomposição do Supremo, que passará a contar com três ministros indicados por Lula em seu atual mandato — reforçando, assim, a influência do governo na Corte que decide temas centrais da política nacional.

 

(Com O Estado de S.Paulo)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Deixe seu comentário

Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

8 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Vanderlei Ochoa
14 de outubro de 2025 10:29

Aos marginais golpistas, tu quer dizer. E como tem marginal nessa direita golpista.

Jorge Schröder
14 de outubro de 2025 10:23

Um Canalha a menos….Pessoas que sofrem por suas decisões, hoje comemoram sua saída, mas o preço de suas atitudes ainda não foi suficiente para sua punição plena. Parte de sua depressão é poeira perto da dor ocasionada a outros.

Artur Artur
14 de outubro de 2025 13:58

23 Milhoes custo de aquisição…
500 Mil Dolares …custo de Manutenção anual.
1 Milhão de Dolares de Decoração…
Para um Funcionariozinho publico que ganha liquido menos de 30 Mil ….é um mago das finanças…

Miltch Mitch
14 de outubro de 2025 10:41

Ap em Miami de 23 milhões…
Kkkkk
Quem vota no pt não e só burro e cúmplice

Vanderlei Ochoa
14 de outubro de 2025 10:29

Grande ministro. Realizou seu trabalho com maestria. Se não fosse o STF, hoje estaríamos embaixo das patas dessa direita golpista e marginal. Boa aposentadoria.

Miltch Mitch
14 de outubro de 2025 10:40

Obrigado presidente Trump.

Artur Artur
14 de outubro de 2025 13:55

VAI TER QUE CASAS COM OS SEGURANÇAS….POIS NÃO VAI PODER FICAR SEM…..
NUNCA MAIS TERA A VIDA DE VOLTA…

Artur Artur
14 de outubro de 2025 14:00

LULISMO VAI COLOCAR MAIS UM QUADRILEIRO QUE VAI FICAR COMO LEGADO NEGASTO…POR 35 ANOS…

Hoje luladrão….já ccom um pé na cova…é o nosso menor problema…
O legado NEFASTO, vai ficar …..por decadas.

CPMI do INSS: ex-presidente se recusa a responder a perguntas do relator e gera tumulto
No Vaticano, Lula tem primeiro encontro com o papa Leão XIV
Pode te interessar
8
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x