Sexta-feira, 29 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Os Estados Unidos vão enviar vacinas ao Brasil nas próximas semanas

Compartilhe esta notícia:

Presidente americano disse que EUA e seus aliados responderão de forma unida e decisiva. (Foto: Lawrence Jackson/The White House)

A Casa Branca finalizará a alocação de 80 milhões de vacinas contra covid-19 fabricadas nos Estados Unidos que prometeu enviar ao exterior nos próximos dias, e as remessas partirão assim que os países estiverem prontos para recebê-las, disse uma autoridade norte-americana de alto escalão nesta quinta-feira (17).

Os EUA já começaram a despachar doses, disse Jeff Zients, coordenador de reação à covid-19 da Casa Branca, acrescentando que algumas vacinas seguirão para o Canadá e outras para o Brasil nas próximas semanas.

No início deste mês, o governo do presidente Joe Biden anunciou planos de como alocará 25 milhões de doses e disse que distribuirá as 55 milhões de doses restantes até o final de junho.

Os EUA aumentam suas remessas de vacina ao exterior à medida que avançam rapidamente na campanha de imunização de seus próprios moradores. Na semana passada, a Casa Branca anunciou que está adquirindo 500 milhões de doses da Pfizer para doar a países mais pobres em 2021 e 2022.

Mais de 175 milhões de norte-americanos já receberam ao menos uma dose de uma vacina contra covid-19 até agora, e quase 65% dos adultos receberam ao menos uma dose. Enquanto isso, países como Índia e Brasil continuam enfrentando surtos graves e necessitando desesperadamente de vacinas.

Pfizer

Com a chegada do avião com mais 936 mil doses da vacina contra covid-19 da Pfizer, na noite desta quinta, a farmacêutica completou o envio de 2,4 milhões de doses ao Brasil nesta semana. Todas as entregas chegaram pelo Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP).

Até o momento, 14 lotes com vacinas da empresa americana chegaram ao País, totalizando 10,7 milhões das 200 milhões de doses do imunizante desenvolvido pela Pfizer/BioNTech contratadas pelo governo federal. A farmacêutica diz que vai cumprir o cronograma de entrega total até o final de 2021.

A logística de entrega das doses ao governo federal conta com segurança da Polícia Federal. Equipes acompanham o desembarque em Viracopos e escoltam o transporte rodoviário das doses até o centro de distribuição do Ministério da Saúde, em Guarulhos (SP).

A Pfizer utilizou o Aeroporto de Viracopos para todas as entregas ao Brasil até agora. A primeira remessa teve 1 milhão de doses e foi recebida pelo País em 29 de abril, em cerimônia que contou com a presença do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

No fim de maio, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou novas condições de conservação e armazenamento para a vacina da Pfizer, que agora pode ser mantida em temperatura controlada entre 2ºC e 8ºC por até 31 dias. A orientação anterior era de cinco dias.

Antes da liberação dos frascos para a vacinação, as doses da Pfizer precisavam ser armazenadas em caixas com temperaturas entre -25°C e -15°C por, no máximo, 14 dias. Tais condições não permitiam que a vacina fosse enviada para municípios distantes mais que 2 horas e meia da capital do Estado.

tags: em foco

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Aumento de casos de coronavírus leva Portugal a isolar Lisboa neste fim de semana
Pandemia do coronavírus teve impacto na deterioração da paz mundial, diz relatório
https://www.osul.com.br/estados-unidos-vao-enviar-vacinas-ao-brasil-nas-proximas-semanas/ Os Estados Unidos vão enviar vacinas ao Brasil nas próximas semanas 2021-06-17
Deixe seu comentário
Pode te interessar