Quinta-feira, 05 de fevereiro de 2026
Por Redação O Sul | 8 de abril de 2022
O balanço epidemiológico divulgado nesta sexta-feira (8) pela Secretaria da Saúde acrescentou 2.730 testes positivos e nove mortes por coronavírus no Rio Grande do Sul. Com isso, em quase 25 meses de pandemia o Estado acumula mais de 2,29 milhões de contágios conhecidos, dos quais 39.147 resultaram no óbito.
No que diz respeito ao número geral de casos notificados, é importante fazer a ressalva de que a lista abrange indivíduos que se infectaram mais de uma vez, em momentos diferentes. Não há, porém, um detalhamento oficial sobre quantas pessoas se enquadram em tal situação.
Veja, a seguir, o perfil resumido dos casos fatais mais recentes, em uma lista com citação da cidade de residência da vítima (e não onde ocorreu o óbito), bem como gênero (masculino ou feminino) e idade. A lista é composta, desta vez, inteiramente por idosos, em uma faixa de 66 a 92 anos.
– Sapucaia do Sul (homem, 66 anos);
– Porto Alegre (homem, 67 anos);
– Rio Grande (homem, 68 anos);
– Rolante (mulher, 73 anos);
– Capão da Canoa (mulher, 79 anos);
– Alegrete (homem, 87 anos);
– Rio Grande (mulher, 88 anos);
– Erechim (mulher, 90 anos);
– Flores da Cunha (homem, 92 anos).
Somente uma dentre todas as 497 cidades gaúchas ainda não registra qualquer óbito por covid. É Novo Tiradentes, localizada na Região Norte do Estado e que desde o início da pandemia acumula 419 testes positivos, dois dos quais inseridos pelo relatório desta sexta-feira.
Esses e outros dados podem ser conferidos no portal ti.saude.rs.gov.br, bem como em outras plataformas e redes sociais do governo gaúcho. Os dados estão sempre sujeitos a eventual atraso na atualização, mas proporcionam confiabilidade e passam por revisões constantes.
Outros dados da pandemia
Dentre os registros de contágio conhecidos até agora no Rio Grande do Sul, em quase 2,25 milhões (98% do total) o paciente já se recuperou – vale lembrar que parte desse grupo populacional foi infectado mais de uma vez desde o começo da pandemia.
Outros 8.846 (menos de 1%) são considerados casos ativos (em andamento). Esse contingente abrange desde os indivíduos assintomáticos que permanecem em quarentena domiciliar até pacientes graves internados em unidades de terapia intensiva nos hospitais.
A taxa média de ocupação em tal de estrutura por adultos, aliás, estava em 66,6% no início da noite (contra 66% e 66,3% nos dois boletins anteriores), de acordo com o painel de monitoramento covid.saude.rs.gov.br. Esse índice resulta da proporção de 1.732 pacientes para 2.602 leitos da modalidade em todo o Estado.
Já as internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) associada à covid chegam a 122.642 (5% do total de testes positivos). O número diz respeito aos registros desde março de 2020, primeiro mês da pandemia no Rio Grande do Sul.
(Marcello Campos)
Voltar Todas de Rio Grande do Sul
Os comentários estão desativados.