Domingo, 28 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
21°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Cinema ESTREIA – Johnny Depp vive gângster assassino em “Aliança do Crime”

Compartilhe esta notícia:

Ator se transforma para viver mafioso. (Foto: Reprodução)

Reconhecido agregador de plateias, Johnny Depp não significa um selo de qualidade indiscutível. “Aliança do Crime”, de Scott Cooper, comprova a tese com folga. O filme traz o ator no papel de Jimmy “Whitey” Bulger, chefão da gangue irlandesa que varreu a máfia italiana do sul de Boston e dominou a região dos anos 1970 até meados dos anos 1990. A narrativa se concentra neste período, mostrando como Whitey forneceu informações para o FBI em troca de uma certa imunidade nos seus “negócios”.

Benedict Cumberbatch integra o elenco do longa. (Foto: Reprodução)

Benedict Cumberbatch integra o elenco do longa. (Foto: Reprodução)

Como um mestre dos disfarces, Depp se transforma completamente e assume a persona do gângster psicopata. Uma sequência em especial, logo no início do filme, diz muito a respeito do poder hipnotizante que o ator exerce quando está em cena. No café da manhã, o filho de Whitey conta que foi repreendido por bater em um colega da escola. “Seu erro foi ter feito isso na frente de testemunhas”, diz o pai, sob o olhar reprovador e assustado da mãe. “Aquilo que ninguém vê não acontece”.

Além de Depp, “Aliança do crime” reúne um elenco de ótimos atores. A começar por Benedict Cumberbatch (O Sherlock Holmes da série da BBC), que faz o papel do ilustre irmão de Whitey, o senador Billy Bulger. Há ainda Kevin Bacon, como o agente federal Charles McGuire, Peter Sarsgaard, como o assassino de aluguel Brian Halloran, e Joel Edgerton, que interpreta o agente John Connolly, amigo de infância do gângster e elo com os federais.

Sozinho ou acompanhado, Depp abre um clarão e a tela se ilumina. As exceções são Cumberbatch e Bacon, que mesmo em papéis secundários ainda exercem sobre o espectador aquele esperado magnetismo. Esse desequilíbrio entre os atores resulta de uma falta de balanço na direção.

O ex-ator Cooper, que está no terceiro longa da carreira como diretor, investe tudo no seu protagonista. E aposta pesado também em artifícios como a reconstituição de época ou a trilha sonora, ambos aspectos irretocáveis do filme.

É muito diferente de nomes como Martin Scorsese ou Sergio Leone, para citar dois cineastas que criaram assinaturas próprias no gênero “filmes de máfia”. Ambos atraem o olhar para o conjunto da narrativa, abrindo espaço para os atores brilharem de forma equilibrada.

Confira o trailer do filme:

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Cinema

Boa energia
Exposição do fotógrafo e escritor Luiz Carlos Rivera
https://www.osul.com.br/estreia-johnny-depp-vive-gangster-assassino-em-alianca-do-crime/ ESTREIA – Johnny Depp vive gângster assassino em “Aliança do Crime” 2015-11-11
Deixe seu comentário
Pode te interessar