Sexta-feira, 07 de agosto de 2026

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Notícias Estudante de Terapia Ocupacional da UFPel tem trabalho pioneiro no país em museus

Compartilhe esta notícia:

Aluna de TO tem trabalho pioneiro no país em museus (Foto: Divulgação)

A graduanda do sétimo semestre da Terapia Ocupacional da UFPel Desirée Nobre Salasar participou na última semana do II Seminário de Terapia Ocupacional e Cultura na Universidade Federal do Rio de Janeiro. A aluna foi convidada a proferir uma palestra sobre o Programa de Acessibilidade do Museu do Doce, pioneiro no país por ter sido feito pela Terapia Ocupacional. Além disso, ministrou uma oficina para alunos e profissionais evidenciando o Olhar da Terapia Ocupacional para a Acessibilidade em Museus.

Desirée participa desde 2012 do Programa de Extensão Museu do Conhecimento para todos: Inclusão Cultural para pessoas com deficiência em Museus universitários, onde teve formação em acessibilidade em museus e hoje integra a equipe auxiliando na formação de novos participantes. O programa, que pertence ao Departamento se Museologia, Conservação e Restauro, já inaugurou dois espaços com acessibilidade para pessoas com deficiência, o Memorial do Anglo (localizado no terceiro andar do Campus Porto) e a exposição “Entre o Sal e o Açúcar: O doce através dos sentidos”, no Museu do Doce.

Em 2015, realizou estágio em Acessibilidade Cultural no Museu da Comunidade Concelhia da Batalha, Portugal.

O trabalho desenvolvido pela aluna é a primeira experiência concreta, no país, em Terapia Ocupacional em Museus e foi premiado em primeiro lugar no 25º Congresso de Iniciação Científica da UFPel.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Notícias

Deixe seu comentário

Os comentários estão desativados.

O Procurador Geral da República quer mudar o texto do projeto de lei contra o abuso de autoridade, amenizando punições a juízes
Gerente da Petrobras que foi preso esta semana teria recebido mais de 15 milhões de reais em propina
Pode te interessar