Sábado, 29 de Fevereiro de 2020

Porto Alegre
Porto Alegre
17°
Fair

Cultura Estudantes e funcionários da Ufrgs lançam série de atividades em alusão ao Dia da Consciência Negra

Denominado Novembro Negro, o evento contará com cerca de 65 ações. (Foto: Divulgação/Ramon Moser)

Em alusão ao Dia da Consciência Negra, no dia 20 de novembro, estudantes e servidores da Universidade Federal dos Estados Unidos (Ufrgs) lançaram uma agenda de atividades para refletir sobre o tema no próximo mês. Denominado Novembro Negro, o evento contará com cerca de 65 ações. A programação completa pode ser conferida no site na universidade.

De acordo com a organização, o Novembro Negro tem o objetivo de reafirmar a resistência de Zumbi dos Palmares na atualidade, a necessidade de existência desta etnia, de forma especial, no mundo acadêmico. Dentre as atividades, haverá rodas de conversas, dança afro-brasileira, sarau, palestra sobre racismo estrutural, feira da cultura afro, oficina de instrumentos e ritmos africanos, oficina de bonecas, jogos pedagógicos, debate sobre a saúde da população negra, mostra fotográfica, filme, diálogos e exposições sobre representatividade.

As ações, organizadas em parceria com coletivos e centros e unidades acadêmicas, visam uma reflexão sobre questões do enfrentamento ao racismo, discriminação, alavancando a sociedade a buscar um patamar real da noção de igualdade social que contemple a inclusão do negro na sociedade e reconhecimento da cultura afro-brasileira.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Cultura

Cardeal responsável por canonização de Irmã Dulce palestra em congresso de teologia em Porto Alegre
Copa de Ginástica e Dança acontece em outubro em Porto Alegre
Deixe seu comentário
Pode te interessar