Domingo, 11 de maio de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
17°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Estudo relaciona o consumo de nozes a menor risco de demência

Compartilhe esta notícia:

A pesquisa investigou o consumo de nozes na meia-idade com o risco de comprometimento cognitivo. (Foto: Reprodução)

Um estudo apontou que o consumo de nozes a partir dos 40 anos pode diminuir as chances de demência. A pesquisa, realizada pela Universidade Nacional de Cingapura, analisou 17 mil pessoas entre 1993 e 2016, avaliando suas dietas e sua função cognitiva. As evidências investigam a associação entre o consumo de nozes na meia-idade e o risco de comprometimento cognitivo na idade avançada.

A ingestão de nozes foi avaliada por meio de um questionário de frequência alimentar validado no início do estudo (entre 1993-1998), com participantes com a idade entre 45 e 74 anos (idade média = 53,5 anos). Já a função cognitiva foi testada durante a terceira visita do acompanhamento (entre 2014-2016), quando os participantes tinham 61-96 anos (idade média = 73,2 anos).

Os resultados apontaram que participantes que começaram a ingerir nozes aos 40 anos por cerca de duas vezes por semana ou mais apresentaram menos probabilidade de ter problemas relacionados à memória (quando tinham mais de 60 anos), enquanto aqueles que comeram menos nozes apresentaram mais chances de risco de comprometimento cognitivo no final da vida.

Papel da dieta

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que o número de pessoas que vivem com demência no mundo é de 47 milhões, número que deve aumentar para 75 milhões até 2030 e triplicar até 2050.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Saiba o que é bromidrose e quais são os tratamentos
O Conselho de Ética da Câmara analisa o caso da deputada federal Flordelis nesta terça
https://www.osul.com.br/estudo-relaciona-o-consumo-de-nozes-a-menor-risco-de-demencia/ Estudo relaciona o consumo de nozes a menor risco de demência 2021-02-21
Deixe seu comentário
Pode te interessar