Sexta-feira, 24 de abril de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Lula diz esperar que os Estados Unidos voltem a “conversar” para que a relação volte à “normalidade”

Compartilhe esta notícia:

Lula elogiou a decisão de retirar as credenciais de trabalho de um funcionário do governo dos Estados Unidos.

Foto: Ricardo Stuckert/PR
Lula elogiou a decisão de retirar as credenciais de trabalho de um funcionário do governo dos Estados Unidos. (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta terça-feira (22) esperar que os Estados Unidos estejam dispostos a voltar a conversar e que a relação entre os dois países volte à normalidade. Em um vídeo publicado nas redes sociais ao lado do diretor-geral da Polícia Federal (PF), Andrei Rodrigues, Lula elogiou a decisão de retirar as credenciais de trabalho de um funcionário do governo dos Estados Unidos.

“Parabéns pela sua posição com relação ao delegado americano, colocando a reciprocidade, ou seja, o que eles fizeram conosco, a gente vai fazer com eles. Esperando que eles estejam dispostos a voltar a conversar e as coisas voltarem à normalidade”, disse o petista.

O Ministério das Relações Exteriores (MRE) divulgou uma nota nesta quarta-feira (22) na qual afirmou que o governo de Donald Trump não seguiu a “boa prática diplomática” no caso.

Diante disso, o Itamaraty diz ter informado à embaixada americana que aplicará o princípio da reciprocidade contra um funcionário americano.

A medida foi uma resposta à ação do governo Trump contra o delegado da PF que atuou na prisão do ex-deputado Alexandre Ramagem, que foi condenado por golpe de Estado e fugiu para os EUA. De acordo com o comunicado do MRE, o governo Trump descumpriu um trecho do acordo de cooperação entre os dois países. Isso porque adotou a medida contra o delegado brasileiro sem ter pedido esclarecimento sobre a atuação dele nem tentar um diálogo com o governo brasileiro.

“A representante da embaixada norte-americana foi informada, também verbalmente, que o governo brasileiro aplicará o princípio da reciprocidade diante da decisão sumária contra o agente da Polícia Federal, que não foi precedida de qualquer pedido de esclarecimento ou tentativa de diálogo sobre o caso”, diz o comunicado.

O comunicado brasileiro cita um memorando de entendimento entre os dois países. O trecho citado diz que “o caso de qualquer participante buscar de boa-fé interromper a atribuição de um Oficial de Ligação Designado específico sob este Memorando, espera-se que os Participantes se consultem mutuamente e, se apropriado, providenciem a substituição desse oficial por outro oficial alternativo”.

Ainda no comunicado, o Ministério das Relações Exteriores ressalta que toda a comunicação envolvendo o episódio — seja o aviso ao delegado brasileiro, seja a reunião com a embaixada americana — se deu de maneira verbal.

Nos bastidores, integrantes do governo brasileiro vinham reclamando desde segunda-feira que não houve uma notificação formal por parte do governo americano acerca do pedido para que o delegado Marcelo Ivo deixasse o país.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Paulo Henrique Rodrigues é nomeado novo ministro do Empreendedorismo
Deputados contrários a Lula articulam missão oficial a Caracas antes das eleições
Deixe seu comentário
Verificação de Email

Você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

3 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
ochoavanderlei@gmail.com
23 de abril de 2026 06:51

ESTADISTA LULA agindo como ESDA PAZ. PARABÉNS ESTADISTA LULA.

box1
23 de abril de 2026 07:04

Quaquaquaqua 🤣

César
22 de abril de 2026 22:14

Reciprocidade é quando tu sofre uma ação e devolve na mesma proporção. Os EUA perseguiram algum Americano com pedido de “asilo” dentro do Brasil?
Então o Brasil promoveu RETALIAÇÃO e não RECIPROCIDADE. O COMEDOR DE PACA não sabe nem essa diferença?

Pode te interessar
3
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x