Domingo, 12 de outubro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Acontece Estudos que podem dar origem a inovações na química e plásticos são apresentados por pesquisadores da Braskem

Compartilhe esta notícia:

(Foto: Divulgação)

O uso de microrganismos na produção de plásticos, apresentado pelo cientista francês Phillipe Marlière, foi um dos temas da 3ª Conferência de Inovação e Tecnologia da Braskem, realizada em Porto Alegre nos dias 4 e 5 de outubro. Marlière, um dos pioneiros na área da biologia sintética – que modifica microrganismos para aplicações na indústria, como a produção de biocombustíveis e polímeros, por exemplo – afirma que, com o rápido avanço da biotecnologia, não é mais impensável o momento em que a humanidade conhecerá a genética de toda a biodiversidade e poderá utilizar esse conhecimento para acelerar a evolução tecnológica. Marlière destacou o papel importante de empresas como a Braskem no desenvolvimento da ciência e ressaltou que a empresa tem todos os requisitos para liderar inovações tecnológicas na área.

A conferência reúne cerca de 240 participantes do Brasil, Alemanha, Estados Unidos e México que compõem o time de ciência e tecnologia da empresa. Ao longo de dois dias, eles estão debatendo as pesquisas desenvolvidas para o avanço do plástico e da química em todas as unidades da Braskem. Fabio Lamon, líder global de Ciência de Polímeros e um dos responsáveis pela organização da conferência que acontece uma vez a cada dois anos, ressalta a evolução do evento, que começou com 150 participantes em 2013, a maioria do Brasil, e hoje reúne 240 pessoas de vários países, com um incremento no número de trabalhos inscritos, reunindo equipes de todo o mundo para debater inovações e compartilhar experiências: “além do crescimento na participação, notamos um aumento no nível de excelência tecnológica apresentada. Isso demonstra que estamos na direção certa para superar os desafios tecnológicos da indústria”.

Patrick Teyssonneyre, diretor global de Inovação e Tecnologia da Braskem, afirma que o encontro reforça o compromisso da empresa com a criação de soluções que melhorem a vida das pessoas: “a preocupação com o desenvolvimento sustentável está inserida em muitas das pesquisas apresentadas aqui, que visam gerar processos e produtos mais eficientes e sustentáveis, que incorporem mais componentes renováveis e que permitam reduções de peso e espessura de produtos aplicados a várias indústrias”.

Nesta quinta-feira, a Conferência teve uma apresentação do investidor Carsten Boers, que lidera um fundo de investimentos norte-americano voltado para startups com alto conteúdo tecnológico. O objetivo foi apresentar aos participantes um panorama do ecossistema de inovação, que permita identificar oportunidades e desafios às tecnologias desenvolvidas pelos Integrantes da Braskem.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Acontece

Um espetáculo com duas mil crianças
CDL Porto Alegre analisa audiência pública sobre cobrança de alugueis em shoppings e segue em Brasília na busca de apoio de deputados federais
https://www.osul.com.br/estudos-que-podem-dar-origem-a-inovacoes-na-quimica-e-plasticos-sao-apresentados-por-pesquisadores-da-braskem/ Estudos que podem dar origem a inovações na química e plásticos são apresentados por pesquisadores da Braskem 2017-10-06
Deixe seu comentário
Pode te interessar