Quinta-feira, 28 de março de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
21°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Os Estados Unidos lançam um interceptador de míssil balístico a partir de uma base na Califórnia

Compartilhe esta notícia:

Míssil de defesa foi lançado de base aérea na Califórnia. (Foto: Reuters)

Os Estados Unidos lançaram nesta terça-feira (30) um interceptador de míssil a partir de uma base na Califórnia. O objetivo foi simular a derrubada de um míssil balístico intercontinental que possa chegar ao país. O lançamento foi feito pelo Pentágono a partir da base Vandenberg, na Califórnia.

O projétil interceptador deverá voar sobre o Oceano Pacífico e derrubar um míssil que será lançado das Ilhas Marshall, no centro do Oceano. Segundo a agência Reuters, pode demorar algumas horas até que o Pentágono divulgue se o teste teve êxito.

O lançamento do interceptador pôde ser visto em um raio de mais de 80 km da base, mas a derrubada do míssil não seria visível em terra. De acordo com a agência Efe, trata-se da primeira vez que o Pentágono tenta derrubar um míssil de alcance intercontinental.

O teste é realizado dois dias depois de a Coreia do Norte disparar um míssil que percorreu 450 quilômetros em direção ao leste até cair em águas da Zona Econômica Especial (ZEE) do Japão, espaço que se estende cerca de 370 quilômetros a partir de seu litoral.

A Coreia do Norte segue tentando desenvolver tecnologia de mísseis de longo alcance capaz de chegar a território americano, bem como uma ogiva nuclear suficientemente compacta para ser armada em um míssil.

Um porta-voz do Pentágono afirmou nesta terça que o teste não foi conduzido por conta das ações recentes da Coreia do Norte, mas citou o país como uma das nações, junto com o Irã, que geram preocupação aos EUA.

“A Coreia do Norte expandiu o tamanho e a sofisticação das suas forças de míssil balístico, desde os de curto alcance até os intercontinentais”, disse o porta-voz Jeff Davis. “Eles continuam conduzindo lançamentos de teste, como vimos inclusive nesse final de semana, enquanto também usam uma retórica perigosa que sugere que eles vão atacar os Estados Unidos”. (AG)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

O Congresso cria uma CPI do BNDES para investigar os empréstimos à JBS/Friboi
Uma universidade aconselha as alunas a usarem roupas compridas na formatura: A recomendação por e-mail revoltou a comunidade acadêmica
https://www.osul.com.br/eua-lancam-interceptador-de-missil-balistico-partir-de-base-na-california/ Os Estados Unidos lançam um interceptador de míssil balístico a partir de uma base na Califórnia 2017-05-31
Deixe seu comentário
Pode te interessar