Terça-feira, 30 de setembro de 2025
Por Redação O Sul | 8 de junho de 2019
Em entrevista ao New York Times, o embaixador dos Estados Unidos em Israel, David Friedman, afirmou que não descarta a possibilidade de uma futura anexação da Cisjordânia por Israel. A entrevista foi publicada neste sábado (8).
O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu afirmou, durante campanha eleitoral das eleições de abril, que planejava anexar os assentamentos judeus na Cisjordânia, medida que deve motivar ampla condenação internacional e complicar as discussões de paz.
O NYT afirmou ainda que o embaixador norte-americano não quis dizer como Washington responderia à anexação. A Casa Branca vem tentando estabelecer a paz entre Israel e a Palestina, em um acordo que o Presidente Donald Trump afirmou ser ” do século”.
Friedman disse que “Israel tem o direito de manter alguma, mas provavelmente não toda, parte da Cisjordânia”. O embaixador, no entanto, não comentou sobre a quais as partes se referia.
Desde que Trump reconheceu Jerusalém como a capital de Israel, os palestinos cortaram as relações com a administração americana. Uma autoridade norte-americana comentou sobre o assunto, porém, preferiu não ser identificado.
“Nenhum plano de anexação unilateral por Israel de qualquer porção de território da Cisjordânia foi apresentado por Israel para os EUA, ou está em discussão” disse a fonte anônima.