Terça-feira, 03 de fevereiro de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Economia Euro atinge menor valor frente ao dólar em 20 anos

Compartilhe esta notícia:

Moeda europeia perde valor em meio a alta da inflação e guerra na Ucrânia, despencando para menos de um dólar

Foto: Divulgação
Moeda europeia perde valor em meio a alta da inflação e guerra na Ucrânia, despencando para menos de 1 ( um) dólar. (Foto: Divulgação)

O euro atingiu o menor valor frente ao dólar em duas décadas nesta quinta-feira (22), despencando para 0,9810 dólar. No Brasil a cotação do euro é de aproximadamente R$ 5,03. enquanto a moeda norte-americana vale R$ 5,11.

A queda ocorreu após o presidente russo, Vladimir Putin, ordenar a mobilização de até 300 mil reservistas, o que sugere um recrudescimento da guerra na Ucrânia, e depois do Federal Reserve – o Banco Central dos EUA – promover um novo e significativo aumento na taxa de juros americana, visando enfrentar a inflação. O Fed americano já previu novas altas na taxa básica de juros, o que surpreendeu até os analistas de mercado.

Esforços contra a inflação

O Banco Central Europeu (BCE), por sua vez, aderiu mais recentemente aos esforços para conter a inflação, mas vem enfrentando dificuldades. Assim como muitos outros reguladores das economias ocidentais desenvolvidas, o BCE manteve sua taxa de juros próxima a zero quase que ininterruptamente desde a crise financeira global de 2008. A meta era promover o crescimento econômico e limitar a inflação a em torno de 2%.

Durante anos, as taxas historicamente baixas conseguiram, ainda que com certa fragilidade, manter o crescimento positivo e evitar a alta da inflação.

Mas, as perturbações na cadeia global de abastecimento geradas pela pandemia de covid-19 e, em seguida, o impacto no preço de produtos essenciais, como alimentos e combustíveis, em consequência da guerra na Ucrânia, contribuíram para impulsionar a inflação rumo aos 10%. Essa alta faz com que os bancos aumentem as taxas na tentativa de exercer algum controle.

A moeda europeia havia atingido a paridade com a americana pela primeira vez em 20 anos em julho.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

Presidente da Confederação Brasileira de Futebol acredita em melhora da arbitragem no País
Autorizado pela Anvisa, medicamento de cannabis será vendido via delivery
Deixe seu comentário

Os comentários estão desativados.

Pode te interessar