Domingo, 26 de julho de 2026

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
14°
Fair

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Rio Grande do Sul Fecomércio reúne políticos e empresários nesta segunda para avaliar projetos de lei em tramitação

Compartilhe esta notícia:

Atividade tem participação confirmada de empresários e parlamentares gaúchos. (Foto: Divulgação/Fecomércio)

Projetos de lei que estão na pauta da Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do Rio Grande do Sul (Fecomércio-RS)  serão apresentados nesta segunda-feira (20) a empresários, representantes de sindicatos e profissionais de imprensa no encontro “Agenda Legislativa 2023”. O evento está marcado para o meio-dia na sede da entidade, em Porto Alegre.

O encontro – virtual e presencial – inclui conversas com deputados estaduais e federais gaúchos, além da atualização de temas por meio da plataforma “Representa+”, lançada em 2022 e como foco na divulgação de iniciativas parlamentares para o setor. Mais detalhes podem ser obtidos por meio de página específica no site fecomercio-rs.org.br.

Com perfil colaborativo, a ferramenta on-line permite a participação dos empresários, que podem consultar informações, registrar opiniões e atribuir graus de prioridade à atuação da Federação nos projetos de lei que em tramitação na Assembleia Legislativa e Congresso Nacional.

Antes do encontro, a sede da entidade – no bairro Anchieta, Zona Norte – sediará o evento com debates sobre tendências abordadas pelo “NRF”, realizado em Nova York (EUA) e maior evento de varejo do mundo. Coordenador regional de Varejo do Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Fabiano Zortéa falará sobre jornada do consumidor, experiências de consumo na loja física e revenda.

Impressões

Dentre as presenças já confirmadas está a do empresário Carlos Frederico Schmaedecke, dono de empresa do segmento têxtil e diretor do Sindicato dos Lojistas (Sindilojas) da capital gaúcha. Ele espera conhecer melhor, a partir dos debates, alguns assuntos de seu interesse – reforma tributária,  equilíbrio tributário entre os produtos nacionais e importados e o combate ao comércio informal.

“Individualmente, os empresários não têm muito poder”, ressalta. “A influência maior se dá no âmbito de entidades representativas e, à medida que acompanhamos o andamento da agenda legislativa, podemos sugerir que as instituições façam intervenções no sentido de aprimorar a lei em debate.”

Dar voz ao setor é uma das principais vantagens desse tipo de iniciativa, de acordo com o vice-presidente da Fecomércio-RS, José Rosa, que também comanda o Sindilojas de Gravataí (Região Metropolitana de Porto Alegre):

“Isso aproxima ainda mais os empresários da Federação, ao fazer com que se sintam ainda mais ouvidos e atuantes. Também amplia a transparência da entidade, que ainda fortalece seu papel de defesa, instrução e esclarecimento.”

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Deixe seu comentário

Os comentários estão desativados.

Covid: gestantes e puérperas podem receber vacina bivalente a partir desta segunda em Porto Alegre
Ministro do Trabalho se reúne com o governador gaúcho, prefeitos da Serra, produtores rurais e empresários do setor vinícola
Pode te interessar