Sexta-feira, 07 de novembro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Ex-deputada federal que está presa não será mais candidata a prefeita do Rio, mas será candidata a vice

Compartilhe esta notícia:

Cristiane Brasil está presa, acusada de corrupção. (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

O PTB bateu o martelo e decidiu inverter a chapa. Presa desde o dia 11 na Operação Catarata, acusada de se beneficiar de fraudes que aconteceriam nas áreas sociais do governo do Estado e da prefeitura, a ex-deputada federal Cristiane Brasil continuará na disputa na eleições para o Rio, mas na condição de vice. O produtor artístico Fernando Bicudo, que seria vice de Cristiane, foi promovido como titular da chapa após uma conversa com o presidente do PTB, Roberto Jefferson, pai da ex-deputada federal. A informação foi antecipada pelo colunista Ancelmo Gois, em O Globo.

No entanto, a discussão sobre quem será o candidato do partido pode não ter terminado. Ex-assessor da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa do Rio, Bicudo disse que pediu exoneração há mais de um mês, antes do prazo final para a desincompatibilização (15 de agosto). A secretaria estadual de Cultura sustenta que a carta da demissão só foi apresentado na segunda-feira (21) e a exoneração deverá sair com a data desta terça (22). Ou seja, se isso de fato aconteceu, Bicudo pode ter perdido o prazo:

“Eu sou o candidato. A carta tem data de 13 de agosto. Mas se estão dizendo isso na Secretaria de Cultura… Não sei… Mas foi em agosto… Os advogados do partido terão que ver isso”, disse Bicudo.

A informação de que o candidato não teria se desincompatibilizado a tempo foi antecipada pela colunista Berenice Seara, do Extra.

Fernando Bicudo argumenta que desde os primeiros dias da pandemia, por ser do grupo de risco (tem 76 anos), permaneceu por meses em home office em um sítio que mantém em Búzios. E por entender que sua função poderia ser melhor exercida por alguém que pudesse acompanhar presencialmente a rotina da Secretaria de Cultura decidiu pedir exoneração em agosto, quando sequer era candidato à prefeitura da capital.

“Não há impedimento para Cristiane Brasil ser candidata, apesar de ter sido presa. Mas o Roberto (Jefferson) achou melhor inverter”, disse Bicudo, que revelou divergências ideológicas com a parceira de chapa e Roberto Jefferson.

Antes de ser presa, Cristiane divulgou um vídeo em que o PTB era apresentado como uma legenda que iria “endireitar o Rio”.’ O PTB é um dos partidos que dão apoio ao governo do presidente Jair Bolsonaro. O bordão era parecido com um usado pela campanha do senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) quando disputou a prefeitura em 2016.

“Minha candidatura é de centro. Fui assessor de Darcy Ribeiro quando ele desenvolveu o projeto dos Cieps (no primeiro governo Leonel Brizola, nos anos 1980) Se o projeto tivesse sido levado à frente nos governos seguintes teríamos mais educação e menos problemas. Meu slogan vai ser: “Vou salvar o Rio”. Como fazer isso: através da cultura. Na década de 70, Nova Iorque estava falida, com problemas de violência. A cultura e a indústria criativa ajudaram a recuperar a cidade, a partir de uma campanha com o slogam ‘I Love NY’, disse Bicudo.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

O ministro do Gabinete de Segurança Institucional afirmou que o Brasil pode retaliar países que adotem políticas de boicote a produtos brasileiros por questões ambientais
Proposta prevê prisão de até cinco anos para quem disseminar fake news
https://www.osul.com.br/ex-deputada-federal-que-esta-presa-nao-sera-mais-candidata-a-prefeita-do-rio-mas-sera-candidata-a-vice/ Ex-deputada federal que está presa não será mais candidata a prefeita do Rio, mas será candidata a vice 2020-09-22
Deixe seu comentário
Pode te interessar