Quinta-feira, 08 de maio de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Ex-ministro Celso Amorim vai à Ucrânia a pedido de Lula

Compartilhe esta notícia:

Assessor especial da Presidência para assuntos internacionais, Amorim ainda não tem data para visitar o país europeu

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
O assessor especial do presidente Lula, Celso Amorim, será enviado à Ucrânia para reunião com o presidente do país europeu, Volodymyr Zelensky. (Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil)

O ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo, afirmou que, a pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o Brasil vai enviar o ex-chanceler Celso Amorim, atualmente assessor especial da Presidência, à Ucrânia.

Macêdo falou com jornalistas no hotel onde a comitiva presidencial está hospedada, em Lisboa. Lula está em visita oficial a Portugal e, na sequência, segue para a Espanha. “O presidente Lula determinou e me orientou que dissesse que o assessor especial da Presidência para assuntos internacionais, o ex-chanceler Celso Amorim, que esteve na Rússia, vai visitar a Ucrânia”, disse Macêdo.

Ele disse que ainda não há data para a visita e citou “questões de segurança”.

Falas de Lula

Questionado sobre as falas recentes de Lula equiparando Rússia e Ucrânia e acusando EUA e União Europeia de prolongarem o conflito, Macêdo falou que o presidente foi “mal-interpretado”. “Acho que houve uma interpretação que não condiz com a posição do presidente Lula”.

“Respeitamos a posição do continente europeu, dos países que estão de alguma forma no conflito. Mas a posição do Brasil é de neutralidade, por uma razão muito simples: se o Brasil tomar partido, perde a autoridade política de juntar pares e países para encontrar um caminho para a paz. Esse é o sentimento do presidente Lula e essa é a tradição do Brasil”.

“Defendemos a soberania dos países e a autodeterminação dos seus povos”.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Brasil e Portugal assinam acordos na área de Direitos Humanos
Gonçalves Dias diz à Polícia Federal que não prendeu extremistas porque fazia “gerenciamento de crise”
https://www.osul.com.br/ex-ministro-celso-amorim-vai-ucrania-pedido-lula/ Ex-ministro Celso Amorim vai à Ucrânia a pedido de Lula 2023-04-21
Deixe seu comentário
Pode te interessar