Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
19°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Ex-ministro de Dilma ajudou o presidente da Câmara dos Deputados a pressionar empresas a dar propina, diz delator

Compartilhe esta notícia:

Baiano confirmou que Lobão (foto) aconselhou executivo a resolver problema com Cunha. (Foto: Sergio Lima/Folha Imagem)

O lobista ligado ao PMDB Fernando Soares, o Baiano, confirmou em sua delação premiada que o então ministro de Minas e Energia e atual senador Edison Lobão (PMDB-MA) ajudou o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), na suposta pressão para o deputado receber propina de empresas contratadas pela Petrobras.

O lobista contou que o ministro, em uma conversa, aconselhou o executivo Júlio Camargo, que representava os estaleiros Samsung e a Mitsui, a resolver sua questão com Cunha. A recomendação seria uma forma de evitar que o deputado, na cobrança de pagamentos, retaliasse as empresas usando requerimentos de informação sobre seus contratos.

O depoimento de Baiano reforça acusações de Camargo que citou o mesmo episódio envolvendo Lobão em suas declarações aos investigadores da Lava-Jato. Os trechos constam da denúncia oferecida pela Procuradoria-Geral da República contra Cunha por corrupção e lavagem de dinheiro.

Conforme o lobista do PMDB, dois deputados aliados de Cunha conseguiram aprovar requerimentos de informações sobre contratos da Petrobras com a Samsung e a Mitsui. Um deles era endereçado ao Ministério de Minas e Energia, à época comandado por Lobão.

Baiano confirmou que a manobra dos deputados serviria para pressionar Camargo a pagar dívida de 16 milhões de dólares com o lobista, referente a propina. Desse total, 5 milhões de dólares teriam sido repassados ao presidente da Câmara. (AE)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Os seis astronautas que moram na Estação Espacial Internacional tiveram uma “noite da pizza” no ambiente sem gravidade
Palácio do Planalto vê tentativa do ministro de se fortalecer
https://www.osul.com.br/ex-ministro-de-dilma-ajudou-o-presidente-da-camara-dos-deputados-a-pressionar-empresas-a-dar-propina-diz-delator/ Ex-ministro de Dilma ajudou o presidente da Câmara dos Deputados a pressionar empresas a dar propina, diz delator 2015-10-18
Deixe seu comentário
Pode te interessar