Sexta-feira, 29 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Ex-ministro Luiz Henrique Mandetta diz que Bolsonaro “exonerou a ciência” ao demiti-lo

Compartilhe esta notícia:

Ex-ministro da Saúde (foto) deixou cargo após divergências públicas com Bolsonaro sobre isolamento social

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Ex-ministro da Saúde (foto) deixou cargo após divergências públicas com Bolsonaro sobre isolamento social. (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

O ex-ministro Luiz Henrique Mandetta afirmou neste domingo (26), em live organizada pelo MBL (Movimento Brasil Livre), que o presidente Jair Bolsonaro bateu de frente com a ciência durante sua gestão na pasta da Saúde e que o que o presidente “exonerou” foi a própria ciência, e não o ministro Mandetta.

Mandetta deixou o Ministério da Saúde no último dia 16, após várias divergências públicas com Bolsonaro sobre o isolamento social. O anúncio da saída do ministério foi feito pelo ex-ministro por uma rede social. No lugar de Mandetta, Bolsonaro nomeou o oncologista Nelson Teich para a pasta.

Enquanto Mandetta sempre defendeu as medidas para contenção da velocidade do contágio da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, Bolsonaro sempre criticou o isolamento social e o fechamento de serviços devido aos impactos para a economia. Em meio às divergências, Mandetta chegou a dizer que a população não sabe “se escuta o presidente ou o ministro” da Saúde.

“Ele [Bolsonaro] resolveu substituir o ministro, não o Luiz Henrique Mandetta, mas acho que ele exonerou ali a ciência, que nós estávamos tentando seguir”, afirmou Mandetta na live deste domingo.

“A meu ver, em um determinado momento, ele entendeu que as implicações econômicas seriam deletérias, mais duras, para as pessoas do que as implicações de saúde. Aí, ele começou a tomar uma série de atitudes públicas que se chocavam com a maneira como o Ministério da Saúde estava se conduzindo”, declarou o ex-ministro.

“Nós fizemos o nosso ministério em cima de três pilares no coronavírus: uma defesa intransigente da vida, uma defesa intransigente do SUS [Sistema Único de Saúde] e uma defesa intransigente da ciência. O comportamento do presidente bateu de frente com a ciência, com o SUS e com a vida. Aí, ficou impossível porque eu não podia sair das minhas prerrogativas e ele não podia sair das dele”, completou.

tags: Saúde

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Instituto de Pesquisas em Saúde da UCS passa a fazer o diagnóstico da Covid-19
Ronaldinho Gaúcho rompe o silêncio no Paraguai e dá a primeira entrevista depois de sua prisão
https://www.osul.com.br/ex-ministro-luiz-henrique-mandetta-diz-que-bolsonaro-exonerou-a-ciencia-ao-demiti-lo/ Ex-ministro Luiz Henrique Mandetta diz que Bolsonaro “exonerou a ciência” ao demiti-lo 2020-04-27
Deixe seu comentário
Pode te interessar