Terça-feira, 26 de maio de 2026

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
17°
Light Rain

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Ex-presidente do Supremo afirma que impeachment não é golpe

Compartilhe esta notícia:

Ayres Britto fala em medida "ilícita" do presidente em licitação. (Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil)

Ao comentar a decisão do ministro Teori Zavascki de que as investigações sobre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva sejam enviadas ao STF (Supremo Tribunal Federal) por envolverem autoridades com foro privilegiado, o ex-presidente da Corte Carlos Ayres Britto avaliou que os fatos contidos nas conversas telefônicas grampeadas “ao que tudo indica são delituosos”. Ele também afirmou que impeachment não é golpe.

Na interpretação constitucional de Ayres Britto, a voz das urnas não é suficiente para legitimar um governo. “É investidura e exercício, a presidente tem que se legitimar o tempo todo”, disse. Para o jurista, não há que se falar em golpe caso o processo de impeachment avance, desde que respeitadas as garantias para a defesa de Dilma Rousseff.

“Toda previsão constitucional pré-exclui a possibilidade de golpe. Golpe é fratura da Constituição, é querer empurrar uma solução goela abaixo da população. A democracia brasileira não conhece o recall, que é o arrependimento eficaz do eleitor. A presidente pode perder o cargo, por exemplo, em processo de impeachment, em ação penal comum, em ação de improbidade administrativa. Nada disso é golpe.” (Folhapress)

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Deixe seu comentário

Os comentários estão desativados.

Confirmado o primeiro caso de zika vírus em Ivoti
Gilberto Petry: O RS é um excelente Estado para se viver e um excelente Estado para se investir”
Pode te interessar