Domingo, 19 de outubro de 2025
Por Redação O Sul | 28 de dezembro de 2015
O Exército iraquiano anunciou nesta segunda-feira (28) a libertação total de Ramadi do domínio do Estado Islâmico. A cidade, que está situada a 100 quilômetros a oeste de Bagdá, estava sob poder dos jihadistas desde maio. “Ramadi foi libertada, e as Forças Armadas de contra-terrorismo hastearam a bandeira sobre a sede do governo”, comemorou o general de brigada Yahya Rassool.
No sábado (26), o ministro da Defesa, Khaled al-Obaidi, anunciou que as forças iraquianas, apoiadas por bombardeios da coalizão internacional, retomariam o controle da cidade antes do fim do ano. A capital de Anbar, a maior província do Iraque, divide fronteira com a Síria, a Jordânia e a Arábia Saudita.
Uma vitória nesta cidade pode permitir melhorar a imagem do Exército iraquiano, que recebeu muitas críticas depois de perder amplas faixas de território para os jihadistas em junho de 2014. Todos os combatentes do Estado Islâmico deixaram no domingo (27) um complexo governamental estratégico da cidade de Ramadi, declarou um porta-voz das tropas de elite antiterroristas.