Terça-feira, 23 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Facebook dá até 15 mil dólares para que os funcionários se mudem para perto do trabalho

Compartilhe esta notícia:

Comunidade de East Palo Alto, que fica próxima a sede do Facebook. Crédito: Reprodução

O Facebook está oferecendo aos funcionários que trabalham na sede da empresa, no Vale do Silício, na Califórnia (EUA), 10 mil dólares para que se mudem para mais perto do escritório. A iniciativa é um reflexo das mudanças que muitas companhias de tecnologia enfrentam na cada vez mais cara e congestionada região da baía de San Francisco.

O incentivo começou a ser oferecido nos últimos 12 meses. Para poder receber o montante, pago em uma única parcela, as pessoas que trabalham na empresa devem comprar ou alugar uma casa que fique a até 16 quilômetros da sede do Facebook, em One Hacker Way, uma faixa deserta de estrada com vista para um pântano, a cerca de 48 quilômetros de San Francisco.

Mas os funcionários que têm família, por sua vez, podem receber um pagamento único de até 15 mil dólares para arcar com os custos com a nova residência. As ações podem ajudar a aliviar uma grande fonte de tensão em San Francisco: o fluxo de trabalhadores jovens e ricos do setor de tecnologia que viajam diariamente para o Vale do Silício em ônibus privados e geralmente substituem moradores de baixa renda da região.

Mas o Vale do Silício sofre sua própria crise de acesso à moradia e, se o programa do Facebook ganhar força, pode acelerar ainda mais a gentrificação de comunidades próximas à sua sede – especialmente, a vizinhança de baixa renda de East Palo Alto. “Uma série de famílias locais serão afetadas”, disse John Liotti, CEO do Able Works, um grupo de defesa da comunidade de East Palo Alto.
O Facebook diz que o programa não tem a ver com engenharia social. “Nossos benefícios no Facebook têm como objetivo apoiar nossos funcionários e as pessoas que importam para eles”, disse um porta-voz da empresa.

É claro que algumas pessoas podem ver na ação da companhia uma forma de encorajar as pessoas a passarem mais tempo no escritório, ao mesmo tempo que reduzem os custos com o luxuoso serviço de ônibus, cujos motoristas se sindicalizaram recentemente.

Os trabalhadores do setor de tecnologia dizem que a ida e volta ao trabalho no Vale do Silício está ficando pior. O que era uma viagem de uma hora para ir e outra para voltar até San Francisco anos atrás se estendeu para 90 minutos ou mais, com o crescimento do setor de tecnologia e a chegada de mais carros às ruas. Segundo o serviço de dados de trânsito Inrix, os motoristas de San Francisco gastam mais tempo em congestionamentos do que em qualquer outra cidade.

Ainda assim, uma quantidade enorme de jovens entusiastas da tecnologia está disposta a enfrentar tudo isso. “Eu não quero me mudar para um desses depressivos complexos para solteiros”, disse Nilesh Patel, que trabalha no setor de tecnologia e viaja diariamente de San Francisco até uma grande empresa que fica a cerca de 64 quilômetros de distância.

Mesmo para aqueles que podem considerar a hipótese de ter um estilo de vida suburbano, 10 mil dólares não significam muito em uma cidade como Menlo Park, onde fica o campus principal do Facebook. Lá, o aluguel médio é de 3,6 mil dólares por mês.

Além de chegar a uma nova região, os recém-chegados, chamados de “los Facebuqueros”, também contribuem para o aumento do número de despejos e dos valores dos aluguéis. Por isso, existe a hipótese de os incentivos para moradia saírem pela culatra.

Quando a sede do Facebook ficava em Palo Alto, os proprietários locais reagiram ao incentivo dado pela empresa aumentando os aluguéis. (AE)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Juíza que parou o WhatsApp é temida por defensores criminais, amada por policiais, folclorizada pelos presos e respeitada pelos funcionários do Fórum
Ibovespa fecha com novo recorde e atinge pontuação histórica durante pregão
https://www.osul.com.br/facebook-da-ate-15-mil-dolares-para-que-os-funcionarios-se-mudem-para-perto-do-trabalho/ Facebook dá até 15 mil dólares para que os funcionários se mudem para perto do trabalho 2015-12-22
Deixe seu comentário
Pode te interessar