Quinta-feira, 28 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

| Facebook Messenger permitirá que as conversas só sejam acessíveis pelas pessoas envolvidas

Compartilhe esta notícia:

Conversas secretas devem chegar primeiro aos aplicativos do Messenger para os sistemas Android e iOS. (Foto: Reprodução)

O Messenger, aplicativo de bate-papo do Facebook, começou a liberar a possibilidade de usuários terem conversas protegidas por criptografia de ponta-a-ponta. Em abril deste ano, o WhatsApp, que também pertence à companhia, já havia adotado a mesma tecnologia de segurança.

A forma como o Facebook implantou a criptografia em seus dois bate-papos, no entanto, é diferente. No WhatsApp, todas as mensagens enviadas recebem a camada adicional de proteção.

Caso queiram a proteção, os usuários terão de abrir uma “conversa secreta” no Messenger. A opção começou a ser testada pelo Facebook, ou seja, pode não estar disponível para todo mundo. No celular, o usuário tem de acessar o menu do aplicativo e escolher a opção para abrir uma nova janela de conversa.
Esses chats terão algumas peculiaridades. São acessíveis apenas em um único aparelho e não suportam todos os tipos de conteúdo, como GIFs e vídeos. Também não realizam ações já comuns na plataforma, como pagamentos e transferências de dinheiro.

“Para permitir que você faça isso, nós estamos começando a testar a habilidade de criar conversas secretas tête-à-tête no Messenger, que irá será criptografada de ponta-a-ponta e pode ser lida em um dispositivo que a pessoa está usando para se comunicar.

Isso significa que as mensagens são apenas para você e não outra pessoa – ninguém mais nem mesmo nós”, explica o Facebook.

Ao abrir uma “conversa secreta”, será possível ainda escolher um período de validade para a mensagem enviada, ou seja, um prazo para que o conteúdo possa acessado.

O Facebook já criptografava as informações que circulavam pelo bate-papo, mas não de forma tão acentuada. A criptografia de ponta-a-ponta, como o nome sugere, protege todo o trajeto da comunicação entre as pontas (os participantes) de uma conversa.

O novo recurso de segurança destaca as ambições do Facebook para Messenger, que agora tem mais de 900 milhões de usuários mensais no mundo inteiro. As conversas secretas devem chegar primeiro aos aplicativos do Messenger para os sistemas Android e iOS.

Novidade é similar  ao Telegram.
Com a novidade, a usabilidade do Facebook Messenger fica parecida com a do Telegram, cuja criptografia também só é ativada quando o usuário abre um “chat secreto”.

A inclusão de criptografia ponta-a-ponta no Messenger também isola o Google, que ainda não tem oferta semelhante. O mensageiro Allo, que deve ter criptografia, ainda não foi lançado. A extensão “End to End” para o Chrome, que deveria adicionar recursos de criptografia ao Gmail, foi prometida em 2014 e ainda não está pronta.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de |

Celular monitora carro para ajudar a prevenir furtos
Robô da Nasa em Marte volta a funcionar após dias em “modo de segurança”
https://www.osul.com.br/facebook-messenger-permitira-que-as-conversas-so-sejam-acessiveis-pelas-pessoas-envolvidas/ Facebook Messenger permitirá que as conversas só sejam acessíveis pelas pessoas envolvidas 2016-07-12
Deixe seu comentário
Pode te interessar