Sexta-feira, 21 de novembro de 2025
Por Redação O Sul | 7 de agosto de 2016
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editoriais de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.
Desdobra-se no governo federal forte embate entre técnicos que querem o aumento de impostos e a área Política, contrária a qualquer iniciativa nesse sentido. Há uma terceira via: abrir publicamente as contas para que os contribuintes conheçam bem as áreas de desperdício e possam dizer o que pensam.
O fato concreto é que o dinheiro acabou. Quem paga a conta precisa discutir também. O ciclo vicioso dos gastos muito acima das receitas deve ser rompido, antes que se tornem insustentáveis para a sociedade.
PROTEÇÃO
Com aprovação das comissões técnicas, está na fila de votação o projeto do deputado Elton Weber que garante a posse e propriedade de terra aos agricultores, empreendedores e pecuaristas familiares no Rio Grande do Sul. A aprovação vai prevenir para que não sejam atingidos pela formação de territórios indígenas e quilombolas.
É UMA TRISTEZA
Fotografia de Porto Alegre: a disputa por tráfico de drogas nas zonas Norte e Leste compromete as aulas em escolas que fecham mais cedo e orientam os pais a buscarem os filhos fora do horário normal.
ZONA DE RISCO
Não é raro figuras públicas serem convidadas e desconvidas para assumir candidaturas ou cargos. Nada, porém, compara-se ao episódio ocorrido em 1963 .
O governador de São Paulo, Adhemar de Barros, tinha de escolher o presidente do Banco do Estado. Alguém, imitando a voz de Adhemar, ligou para um dos pretendentes e pediu que viesse às pressas ao seu gabinete. Chegando e constatando o trote, a vítima quis escapar pela porta dos fundos. Adhemar não deixou, recomendando:
“Você entrou pela porta da frente, anunciando o motivo da vinda. Agora, saia também pela frente, encare os repórteres e diga que foi realmente convidado, mas não poderá aceitar. Na próxima vez, confira muito bem a origem do convite para não entrar mais em fria.”
HÁ 50 ANOS
A 7 de agosto de 1966, o governo federal encaminhou ao Congresso Nacional projeto de lei em que propôs fim da estabilidade e da indenização. A nova fórmula envolvia depósito compulsório e vinculado, enquanto perdurasse o contrato de trabalho ou a vida profissional. Teria a denominação de Fundo de Garantia por Tempo de Serviço.
RÁPIDAS
* O PDT escolheu o PP para formar a chapa em Pelotas. Anselmo Rodrigues e Rafael Amaral, vice. Terá apoio do DEM.
* Está encerrado o prazo para convenções partidárias, mas a propaganda dos candidatos só poderá começar no dia 16.
* Amanhã e terça-feira, novos rounds na Câmara
sobre o projeto de renegociação das dívidas dos estados com a União.
* Para julgar o impeachment, os senadores terão à disposição processo com 13 mil páginas em 31 volumes.
* Com a forte queda na demanda, a inflação também deveria estar caindo.
* Nos Jogos Olímpicos, a grande torcida é pela paz.
* O famoso ventríloquo Edgard Bergan e seu boneco Mac Carthy aprenderiam muito na política gaúcha.
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editoriais de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.