Sexta-feira, 19 de setembro de 2025
Por Redação O Sul | 17 de setembro de 2025
O suporte oficial ao Windows 10 será encerrado em menos de um mês, mais especificamente em 14 de outubro de 2025. Caso você ainda não tenha atualizado, vale a pena correr atrás do update (ou de possíveis soluções para PCs incompatíveis). Veja abaixo alguns pontos importantes sobre o processo.
– Como saber se meu PC é compatível com o Windows 11? Você pode conferir na área do Windows Update: Abra as configurações; Acesse “Atualizar & Segurança”; Clique em “Windows Update”; Veja se a atualização para o Windows 11 está disponível e faça o download.
– Posso usar o PC com Windows 10 após o fim do suporte? Sim, não por muito tempo. O fim do suporte não significa que o sistema deixa de funcionar como um todo, mas o Windows 10 não vai mais receber atualizações com novos recursos, correções de bugs e ajustes de segurança.
Muitos aplicativos seguirão com suporte ao sistema antigo da MS, mas a recomendação é atualizar o quanto antes. Sem novas configurações de segurança, o PC pode ficar vulnerável a mais ataques e expor seus dados pessoais.
– Como usar o Windows 10 regularmente após o prazo? A única forma de receber updates no Windows 10 após o prazo envolve assinar as Atualizações de Segurança Estendidas (ESU, da sigla em inglês). O serviço garante correções essenciais de segurança por um ano e aumenta a proteção, mesmo sem trazer novos recursos.
A assinatura é oferecida por US$ 30 (cerca de R$ 160 em conversão direta) ou gratuitamente ao habilitar o backup do Windows no OneDrive.
– O que fazer com um PC incompatível? Caso você não queria adquirir as atualizações estendidas e o seu PC não atualize para o Windows 11, vale a pena considerar a troca para um modelo mais novo. Por outro lado, se você preferir manter o computador atual, você pode migrar para alguma distribuição Linux.
– Por que o Windows 10 vai perder o suporte? A Microsoft trabalha com um ciclo para encerrar produtos muito antigos e garantir que o ecossistema de PCs esteja atualizado. O Windows 10 foi lançado em 2015 e já tinha o fim de suporte planejado para esta época do ano – apesar da popularidade entre os usuários, a decisão apenas segue o cronograma original. As informações são do site Canaltech.