Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
21°
Light Rain with Thunder

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil A família do ministro Gilmar Mendes, do Supremo, é fornecedora de gado para a JBS, que acaba de ter um acordo de delação premiada homologado pelo tribunal

Compartilhe esta notícia:

Gilmar afirmou que conheceu Joesley por causa de negócios na área de agropecuária. (Foto: Nelson Jr./SCO/STF)

A família do ministro Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal), é fornecedora de gado para a JBS, uma das maiores processadoras de carne do mundo e que acaba de ter um acordo de delação premiada homologado pelo tribunal. A informação foi dada pelo ministro ao jornal Folha de S.Paulo. No cargo, Gilmar pode ter de tomar decisões sobre a delação.

Questionado sobre encontro recente que teve com o empresário Joesley Batista, um dos sócios da JBS que gravou secretamente o presidente Michel Temer e o senador Aécio Neves (PSDB-MG), Gilmar confirmou a reunião, ocorrida, segundo ele, a pedido do advogado Francisco de Assis e Silva, um dos delatores da empresa. Joesley, de acordo com Gilmar, apareceu de surpresa ao encontro, que, diz o ministro, tratou de questão referente ao setor de agronegócio.

A conversa ocorreu fora do Supremo, no IDP, escola de direito em Brasília da qual o ministro do STF é sócio. A data da conversa, segundo Gilmar, é posterior a 30 de março, quando o tribunal realizou um julgamento sobre o Funrural, fundo abastecido com contribuições de produtores rurais à previdência.

Os ruralistas questionavam o pagamento ao fundo na Justiça e o STF manteve a obrigatoriedade. O ministro afirmou que votou contra os interesses da JBS. A gravação de Joesley com Temer foi feita no dia 7 de março, no Palácio do Jaburu. Gilmar afirmou que conheceu Joesley por causa de negócios na área de agropecuária. Disse que não o via havia mais de um ano, até o encontro recente, em Brasília.

“Minha família é de agropecuaristas e vendemos gado para a JBS lá (Mato Grosso)”, afirmou, acrescentando que um irmão é quem negocia os valores com a empresa. “Eu já havia o [Joesley] encontrado em outras ocasiões.”

Segundo o ministro, a relação comercial com a empresa não é motivo para ele se declarar impedido de participar das votações futuras relacionadas à JBS no STF. (Folhapress)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

A escolha do economista Paulo Rabello de Castro para a presidência do BNDES foi elogiada por entidades empresariais
Grupo omitiu que Wesley e Joesley Batista haviam comprado mais uma empresa por um total de 300 milhões de dólares em outubro
https://www.osul.com.br/familia-ministro-supremo-gilmar-mendes-fornece-gado-para-jbs-uma-das-maiores-processadoras-de-carne-mundo/ A família do ministro Gilmar Mendes, do Supremo, é fornecedora de gado para a JBS, que acaba de ter um acordo de delação premiada homologado pelo tribunal 2017-05-27
Deixe seu comentário
Pode te interessar