Terça-feira, 28 de outubro de 2025
Por Redação O Sul | 28 de outubro de 2025
Podcast oficial do evento terá gravações ao vivo na Praça da Alfândega e busca ampliar o alcance da programação para o público digital
Foto: Maria Ana Krack / PMPA
A 71ª Feira do Livro de Porto Alegre, que acontece de 31 de outubro a 16 de novembro de 2025, traz como novidade o Feiracast, primeiro podcast oficial do evento. A iniciativa marca a entrada de um dos maiores eventos culturais do país – e o maior evento literário a céu aberto da América Latina – no formato de áudio digital, com o objetivo de ampliar o acesso do público aos conteúdos produzidos ao longo dos 17 dias de programação.
O projeto prevê conversas com autores, pensadores e artistas convidados, gravadas diretamente em um estúdio montado na Praça da Alfândega. Os episódios, com cerca de 30 minutos de duração, serão transmitidos ao vivo pelo YouTube e disponibilizados posteriormente no Spotify e em outras plataformas de streaming.
“A Feira do Livro sempre foi um espaço de encontro e de troca. O Feiracast é uma extensão natural desse espírito – um formato contemporâneo que preserva nossa memória e leva o conteúdo da Praça da Alfândega a novos públicos”, destaca Maximiliano Ledur, presidente da Câmara Rio-Grandense do Livro.
Apresentado pela jornalista Sabrina Thomazi, o Feiracast terá episódios ao vivo em horários variados, com referência às 14h, 16h e 18h. A proposta é manter flexibilidade na pauta, acompanhando o movimento da Feira e a presença de novos participantes a cada dia.
“Estamos encarando este projeto de forma muito especial. A Feira é um dos eventos mais importantes de Porto Alegre e do Rio Grande do Sul. Queremos que autores, livreiros e o público se vejam representados no Feiracast. Será um espaço plural, que registre o pensamento e as conversas do nosso tempo”, afirma José Pedro Villalobos, diretor-geral do projeto.
A realização é da Câmara Rio-Grandense do Livro, em parceria com o Núcleo de Comunicação, empresa dos comunicadores José Pedro Villalobos e Thati Ott. O projeto é viabilizado pelo Estúdio SZ.
Voltar Todas de Feira do Livro