Segunda-feira, 02 de junho de 2025
Por Redação O Sul | 1 de junho de 2025
Duas pessoas morreram, 192 ficaram feridas e mais de 500 foram presas durante as comemorações da final da Champions League na França. A informação foi confirmada pelo Ministério do Interior nesse domingo (1º), em um comunicado oficial.
Comemorações eclodiram em toda a capital francesa e em outras cidades na noite de sábado (31), após o Paris Saint-Germain conquistar a Champions League (Liga dos Campeões) com uma vitória impressionante de 5 a 0 sobre a Inter de Milão. Foi a primeira vez que o clube parisiense venceu o torneio europeu, o que gerou reações emocionadas e, em muitos casos, violentas por parte dos torcedores.
Segundo a avaliação provisória do Ministério do Interior divulgada na manhã desse domingo, 559 pessoas haviam sido presas em todo o país, sendo 491 somente em Paris. A maioria das detenções ocorreu durante atos de vandalismo, confrontos com a polícia e tumultos em áreas públicas.
Entre os casos mais graves registrados, um garoto de 17 anos foi esfaqueado até a morte na cidade de Dax, no sudoeste da França, durante uma festa de rua organizada por torcedores do PSG. De acordo com a polícia, as circunstâncias do crime ainda estão sendo apuradas. Em Paris, outro incidente trágico ocorreu quando um homem morreu após sua scooter ser atingida por um carro durante as comemorações. Segundo o gabinete do ministro do Interior, o caso também está sob investigação.
Além disso, um policial foi atingido acidentalmente por fogos de artifício em Coutance, no noroeste do país, e teve ferimentos graves nos olhos. Ele foi colocado em coma induzido, segundo informações do serviço nacional de polícia.
Na capital francesa, os principais focos de distúrbios foram registrados na região da Porte de Saint-Cloud e no alto da avenida Champs-Elysées, onde milhares de torcedores se reuniram para assistir à partida em telões. De acordo com a polícia, os atos de depredação partiram “de um público malicioso”.
Na Champs-Elysées, os torcedores desceram a avenida celebrando de forma agressiva, destruindo pontos de ônibus e lançando objetos contra a tropa de choque. A polícia respondeu com gás lacrimogêneo e canhões de água para dispersar a multidão. Também houve relatos de saques em lojas de luxo ao longo da avenida.
O Ministério do Interior relatou centenas de focos de incêndio, com mais de 200 veículos queimados. Pelo menos 22 membros das forças de segurança e sete bombeiros ficaram feridos durante os confrontos.
Munique
Na cidade de Munique, na Alemanha, onde foi realizada a final, a polícia local também teve que intervir. Após o apito final, alguns torcedores tentaram invadir o campo do Allianz Arena, causando confusão.
O time comandado por Luis Enrique precisou interromper momentaneamente a celebração e só retornou ao gramado com o troféu após a situação ser controlada.