Domingo, 11 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 8 de junho de 2015
A cidade de Gramado reunirá grandes nomes da comunicação brasileira e mundial a partir de quarta-feira, dia 10, quando inicia o 20º Festival Mundial de Publicidade de Gramado. Com o tema principal Ou você muda. Ou mudam você, esta edição do Festival é presidida pelo publicitário Roberto Duailibi e tem como patrono o Diretor Geral de Negócios da TV Globo, Willy Haas Filho, que estárá representando a Rede Globo de Televisão pelo seu Jubileu de Ouro.
“É inegável e incontrolável o crescimento dos meios digitais, assim como é incontrolável a queda dos meios impressos. Os meios eletrônicos, notadamente TV e Rádio, parecem ser os menos atingidos. Tudo isso trará profundas mudanças para todos os segmentos da comunicação. É um momento de revolução o que vivemos e temos de ficar atentos. Por isso, o recado de que ou você muda ou mudam você. Quem não se atualizar, quem não viver profundamente esse novo momento certamente sucumbirá ao mercado”, alerta Duailibi.
A abertura oficial do Festival inicia às 19h e em seguida será a entrega do Troféu Galo de Gramado ao Publicista Latino-Americano. Mais de 30 nomes de vários estados brasileiros e de países da América Latina receberão a homenagem, que é um reconhecimento pelos relevantes serviços prestados em benefício da profissionalização e desenvolvimento da atividade publicitária na América Latina.
A palestra de abertura, com o tema Ou você muda. Ou mudam você, será ministrada pelo jornalista e presidente do Grupo Doria, João Dória Junior. A programação do Festival conta com temas relacionados a marketing de guerra e paz, TV aberta, integração das mídias, informação na era digital, inovação, transformação, multiplataformas e o papel do jornal. Promovido pela Associação Latino-Americana de Agências de Publicidade (ALAP), o Festival é considerado o maior evento do setor na América Latina e o terceiro do mundo, e se consagra como um ponto de conhecimento, discussão e análise do segmento publicitário, passando por temas de interesse de profissionais, agências, estudantes e mercado.
Paralelamente ao Festival, serão realizados workshops e eventos como o Encontro Latino-Americano de Presidentes de Associações de Publicidade, promovido pela FENAP-Associação Nacional dos Publicitários com o apoio da ALAP: o 2º Fórum Nacional de Secretários de Comunicação Social, o Prêmio Universitário Internacional de Gramado, a Exposição dos Jornais Centenários Latino-Americanos, a 1ª Jornada Internacional de Comunicação, a Inauguração do Monumento Galo de Gramado e o Encontro Brasileiro de Grupos de Atendimento.
Confira a programação*:
10 de Junho – Quarta – Feira
14h – Credenciamento
19h – Abertura Oficial do Festival com as homenagens programadas
21h – Palestra de Abertura – Ou você muda ou mudam você
João Dória Junior – Jornalista e Presidente do Grupo Doria
21h45 – Encerramento
11 de junho – Quinta-Feira
8h30 – Apresentação dos Premiados do FIAP de 2015 e do 9º Festival Internacional de Publicidade de Maputo 2014
9h- Painel – Histórias de Sucesso
Painelistas:
– Gianfranco Beting – Diretor de Comunicação e Marca da Azul Linhas Aéreas (Brasil)
– João Bell – Diretor de Web e Mídias Sociais – Vivo (Brasil)
– Sérgio Gordilho – Sócio e Copresidente da Agência África (Brasil)
Moderador:
– Fábio Bernardi – Presidente da ARP
11h: Painel – TV Aberta
Painelistas:
– Peter Field – Institute of Practitioners in Advertising de Londres
– Hans Donner – Designer da TV Globo
Moderador:
– Mauro Dorfman – Diretor de Relações Interassociativas da ABAP/RS
13h: Apresentação dos Premiados – Caracol de Plata do México
14h: Painel: Marketing Guerra e Paz
Painelistas:
– Rafael Guida – Vice-presidente de Criação – Ogilvy One – Malásia
– Carlos Rodrigues – CCO Lowe SSP3 – Colômbia
15h30: Painel – Jornal, do Papel à Multiplataforma
Painelistas:
– Larry Kilman – Secretário da WAN – Associação Mundial de Jornais para a América Latina – França
– Fernando Bond – Diretor Editorial da ADJORI /BR
– Andiara Petterle – Vice-presidente de Jornais e Mídias Digitais – Grupo RBS
Moderador:
– Ricardo Pedreira – Diretor Executivo da ANJ
17h: Painel – Publicidade Construtora de Emoções
Painelistas:
– David Armendáriz – CCO/Sócio Local – TBWA – Equador – Palestra: “La publicidade que “Vende Vida”
– Jose C. Rodrigues – Palestra: “Criando Emoções”
Debatedor:
– Rodrigo Randgrab – Diretor de Criação – Martins e Andrade
Moderador:
– Simone Carvalho da Rosa – Professora da Fevalle
18h: Painel – Seja o Primeiro a Mudar
Painelistas:
– Rafael Urenha – Diretor Nacional de Criação da DPZ
– Flávia Moraes – Diretora-geral de Inovação e Linguagem – Grupo RBS
– Sergio Mugnaini – Diretor de Criação – Loducca
Debatedor:
Ana Elisabeth Iwancow – Professora da Unisinos
19h: Encerramento
12 de junho – Sexta-Feira
8h30: Apresentação dos Premiados ARP- Associação Riograndense de Propaganda 2014
9h: Painel – Jornalismo On e Off Line
Painelistas:
– Tulio Milman – Jornalista da RBS
– Eduardo Pellanda – Professor da Famecos/PUCRS e Coordenador do UBILAB
Debatedor:
– Ricardo Boechat – Jornalista Rede Bandeirantes
Moderador:
– Leonardo Meneghetti – Diretor geral da Band/RS
11h: Os Novos Caminhos do Prazer – Um Mundo Superinformado
Painelista:
– Mauricio Sita – Presidente da Editora Ser Mais
Moderador:
– Luiz Cruz – Diretor do SBT/RS
13h45: Apresentação dos Premiados Wave Festival 2014
14h: Painel – Integração das Mídias
Painelistas:
– Kevin Zung – Diretor Executivo de Criação da Publicis
– Guillermo Paz – Presidente da PopuliCom – Agência Digital de Porto Rico
Debatedores:
– Regis Dubin – Diretor Vice-Presidente da Ativa
– André Braga – Diretor de Planejamento do Grupo Focus Excelência