Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
20°
Light Rain with Thunder

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Fies terá 61,5 mil novas vagas no segundo semestre

Compartilhe esta notícia:

O ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, afirmou que o edital será publicado na edição de 3 de julho do Diário Oficial da União (Foto: José Luis da Conceição/AE)

O ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, anunciou na manhã desta sexta-feira (26) que a abertura da segunda edição do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) de 2015 terá 61,5 mil novos contratos, que se somam às 252,5 mil vagas já disponibilizadas. O edital deve ser publicado na edição de 3 de julho do Diário Oficial da União.

Em um vídeo disponibilizado no Facebook, o  ministro disse que, neste segundo semestre, as vagas que terão financiamento serão priorizadas por ter três critérios. São eles: cursos de maior qualidade, com notas 5 e 4;  áreas de formação de interesse da sociedade e da economia brasileira, como engenharia, formação de professores e áreas de saúde; e destaque a alunos matriculados nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do País (excluindo Distrito Federal), buscando reduzir as desigualdades regionais.

Segundo o ministro, a preferência por contratos que envolvam esses critérios não quer dizer que cursos de outras regiões, de outras áreas de formação e de nota 3 não serão apoiados. “Serão, sim. Nós também teremos vagas para os Estados das regiões Sul e Sudeste, de outras áreas de formação e para cursos que não chegam ao patamar 4 e 5.”

O Fies financia cursos de ensino superior de estudantes brasileiros em instituições privadas. Os juros cobrados atualmente são de 3,4%, e os estudantes só precisam começar a pagar o valor financiado dois anos após concluírem o curso.

Desconto na mensalidade

Outra novidade anunciada por Janine é o fato de que as mensalidades financiadas pelo Fies serão mais baixas. De acordo com ele, as instituições participantes vão oferecer um desconto de 5% sobre a mensalidade para os estudantes com contrato do Fies. Antes, esse estudante pagava a mensalidade mais barata cobrada na instituição pelo curso. A taxa de juros será reajustada para 6,5%, disse o ministro.

Conforme o ministro, a abertura de 314 mil vagas de financiamento no ano de 2015 deve-se a um esforço do Ministério da Educação junto à Fazenda e ao Planejamento, devido às contenções orçamentárias. A expectativa é de que, nos próximos anos, o número total de vagas seja mantido neste nível, disse o ministro. (AG) 

 

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Plenário do STF analisa pedido do presidente da República contra eventual denúncia. Assista
Lula começa a ser interrogado por Sérgio Moro no Paraná em processo da Lava-Jato
https://www.osul.com.br/fies-tera-615-mil-novas-vagas-no-segundo-semestre/ Fies terá 61,5 mil novas vagas no segundo semestre 2015-06-26
Deixe seu comentário
Pode te interessar