Quarta-feira, 15 de outubro de 2025
Por Redação O Sul | 28 de dezembro de 2019
O Instagram vem investindo em atualizações e frequentemente lança novas funções para os usuários. Ao longo de 2019, o app passou por diversas mudanças, desde os adesivos de música e testes até o polêmico fim da exibição do número de curtidas em uma publicação e da aba “Seguindo”. Mais para o fim do ano, a rede social ainda lançou um aplicativo de mensagens para rivalizar com o Snapchat. A seguir, confira uma retrospectiva com as principais novidades do Instagram em 2019.
Fim do número de curtidas
Uma das novidades mais comentadas a respeito do Instagram no ano foi o fim do número de curtidas, principal forma de medição da popularidade das contas. A rede social começou a ocultar o número de likes dos posts no aplicativo com o intuito de diminuir o clima de competição entre os usuários. Apesar disso, as informações continuam disponíveis para o dono da conta que compartilhou a imagem.
Os testes para ocultar os números de curtidas começaram em julho deste ano e até agora funciona apenas na versão para celulares Android e iPhone (iOS). Ainda é possível observar os likes por meio da versão web da rede social. Em novembro, no entanto, alguns usuários voltaram a ver o número de curtidas nas publicações como parte de um novo teste.
Sticker de música
Outra novidade que chegou em 2019 foram os stickers de música para Stories, que permitem adicionar uma canção de fundo na publicação. Para utilizar o recurso, basta abrir a câmera do Instagram e criar um novo Story. Em seguida, é só selecionar a opção “Música” e pesquisar pela canção desejada – é possível buscar por nome, popularidade, gênero ou estado de espírito. Por fim, é só selecionar o trecho a ser reproduzido e uma animação para a letra da música.
Fim da aba “Seguindo”
Outra função que chegou ao fim no Instagram foi a aba “Seguindo”, que permitia ver atualizações sobre as atividades de outros usuários, como curtidas e comentários feitos por eles. Agora, ao clicar no ícone, a ferramenta passou a se chamar “Atividade” e exibe apenas ações do próprio usuário.
De acordo com o app, o recurso foi encerrado por conta de seu pouco uso e funcionalidade. Com o lançamento da ferramenta “Explorar”, a aba teria ficado obsoleta, uma vez que novos conteúdos passaram a ser consumidos de outra forma. A seção serviria apenas para stalkear outros usuários, monitorando seus seguidores, curtidas e comentários. A iniciativa também faz parte da tentativa de simplificar ao máximo a utilização da plataforma.
Modo noturno
Seguindo os principais aplicativos e redes sociais, o Instagram também adotou o modo noturno. Inicialmente disponível apenas no iPhone, a funcionalidade foi liberada aos poucos também para o sistema Android. A ferramenta funciona de forma integrada ao sistema operacional do dispositivo, o que exige que o usuário tenha as versões iOS 13 e Android 9, ou superior, para usar o dark mode.
O modo noturno do Instagram deixa o layout escuro no feed, nos Stories, nas mensagens do Direct e no IGTV. Os demais elementos, como textos, continuaram na cor branca. Para utilizar a ferramenta é necessário acessar as configurações do celular e ativar o modo noturno, na seção “Visor”, no caso do sistema do Google. No aparelho da Apple, acesse a aba “Tela e Brilho”, também nas configurações, e selecione o modo escuro.
Sticker de teste
Uma das primeiras novidades do ano, lançada em abril, foi a ferramenta de teste. Por meio de um sticker de pergunta, é possível fazer enquetes de múltipla escolha e determinar uma resposta verdadeira. A funcionalidade foi lançada nas versões para iOS e Android simultaneamente e pode ser usada em diferentes formatos. Para usar o adesivo de teste, basta criar Story e selecionar a ferramenta “Teste”. É possível definir até quatro opções de resposta, sendo que uma delas deve ser selecionada como a correta. O resultado da enquete é exibido posteriormente para o usuário, que pode conferir as respostas de seus amigos.
Restringir pessoas
Visando limitar a visualização de comentários e mensagens de usuários indesejados e assim diminuir a prática do bullying dentro da rede social, o Instagram lançou um recurso para restringir pessoas. Ao contrário da função bloquear, ao ser restringido, o usuário não tem ciência de sua limitação e ainda poderá realizar comentários em fotos e enviar mensagens. No entanto, suas interações vão diretamente para a caixa de solicitações e o app não enviará notificações avisando sobre o conteúdo recebido.
Há três maneiras distintas de restringir uma pessoa na rede social, a mais simples delas é arrastando seu comentário em uma foto para a esquerda. A segunda forma é por meio das configurações de privacidade. Para isso, basta acessar o menu “Privacidade” e, em seguida, selecionar “Contas Restritas”. A última opção é ir até o perfil da pessoa indesejada, tocar sobre os três pontos verticais e selecionar por “Restringir”. É possível retirar a restrição a qualquer momento.