Quinta-feira, 04 de Junho de 2020

Porto Alegre
Porto Alegre
16°
Fair

Porto Alegre Com expectativa de calor, as praias da Zona Sul de Porto Alegre estão liberadas para o banho neste fim de semana

Compartilhe esta notícia:

Smams desaconselha o banho em outros locais da orla de Porto Alegre.

Foto: Sérgio Louruz/Smams PMPA
Técnicos desaconselham a entrada na água em outros pontos da orla do Guaíba. (Foto: Sérgio Louruz/PMPA)

Em mais um relatório de balneabilidade divulgado durante o verão (que termina na próxima sexta-feira, 20 de março), a Smams (Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade) de Porto Alegre garante que todas as praias dos bairros Lami e Belém Novo (Zona Sul) estão próprios para o banho. Segundo a prefeitura, a expectativa é de calor neste fim de semana.

A base são análises realizadas pelo Dmae (Departamento Municipal de Água e Esgotos) no Guaíba. Por questões de saúde e segurança, a prefeitura desaconselha a entrada na água de outros locais da capital gaúcha, tais como a orla do Gasômetro e imediações.

Lami

– Posto 1 (acesso pela rua Luiz Vieira Bernardes, em frente à segunda guarita de salva-vidas): águas próprias para banho;

– Posto 2 (acesso pela rua Luiz Vieira Bernardes, em frente à primeira guarita de salva-vidas): águas próprias para banho;

– Posto 3 (avenida Beira-Rio, em frente ao nº 510): águas próprias para banho.

Belém Novo

– Posto 1 (Praça Comunal, em frente à garagem da empresa de ônibus): águas próprias para banho;

– Posto 2 (Praia do Leblon, avenida Beira-Rio, em frente à rua Antônio da Silva Só): águas próprias para banho;

– Posto 3 (Praia do Veludo, em frente à interseção das avenidas Beira-Rio, Pinheiro Machado e rua Antônio da Silva Só): águas próprias para banho.

Metodologia

A avaliação da balneabilidade segue o disposto pela Resolução 274/2000, do Conama (Conselho Nacional de Meio Ambiente), estabelecendo que 80% das análises – de um conjunto resultante das cinco últimas amostras – devem apresentar índice de presença da bactéria “Escherichia coli” não superior a 800 NMP/100ml.

Na última amostragem, esse valor não pode ultrapassar 2.000 NMP/100ml. Além disso, o valor do PH (acidez) deve se manter na faixa de 6 a 9. Conforme estabelece o Decreto 18.925/2015, a Smams é o órgão responsável pela divulgação da balneabilidade, com base nas análises de competência do Dmae.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Saúde faz nova reunião sobre enfrentamento ao coronavírus
Brasil tem primeiros casos de transmissão comunitária. País tem 98 casos confirmados
Deixe seu comentário
Pode te interessar