Sexta-feira, 16 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 7 de outubro de 2019
Líder do Brasileirão e semifinalista da Libertadores, o Flamengo vive o seu melhor momento em anos. Basta um recorte recente para ter uma dimensão da grande fase do time de Jorge Jesus: o rubro-negro completou dois meses sem perder.
A última derrota do Flamengo foi no dia 4 de agosto, contra o Bahia. Na Fonte Nova, em tarde de estreia de Filipe Luis, o time da Gávea levou um impiedoso 3 a 0. O que poderia ser o início de uma crise, pelo contrário, transformou-se em uma “virada de chave”.
De lá para cá, o rubro-negro acumula dez vitórias e três empates em 13 jogos, a mais recente sobre a Chapecoense, por 1 a 0, no domingo (06), com gol de Bruno Henrique. Trata-se de um aproveitamento de quase 85%. Nos últimos dois meses, foram nove triunfos (contra Grêmio, Vasco, Ceará, Internacional, Palmeiras, Avaí, Santos, Cruzeiro e Chapecoense) e um empate (diante do São Paulo) pelo Brasileiro. Na Libertadores, houve a vitória sobre o Internacional no Maracanã; o empate com o mesmo rival no Beira-Rio; e uma nova igualdade, contra o Grêmio, na ida da semifinal.
Libertadores
Na noite chuvosa do dia 2 deste mês, Grêmio e Flamengo se enfrentaram em Porto Alegre na primeira partida das semifinais da Libertadores da América. Em jogo protagonizado pelo VAR (árbitro de vídeo), as equipes empataram em 1 a 1.
Os gols foram marcados por Bruno Henrique, para o Flamengo, e Pepê, para o Grêmio. Durante toda a primeira etapa, o Rubro-Negro dominou a partida e chegou a marcar dois gols, ambos anulados pela arbitragem com auxílio do VAR. O primeiro em razão de um empurrão em Kannemann, e o segundo por impedimento.
Na segundo tempo, quando o Tricolor melhorou, o time visitante abriu o placar com Bruno Henrique. Já no final da partida, Pepê, que havia entrado no lugar de Alisson, empatou o jogo para tranquilizar os mais de 50 mil torcedores presentes na Arena.
O jogo de volta da fase semifinal da Libertadores está marcado para o dia 23 de outubro, às 21h30min, no Maracanã, no Rio. Para se classificar, o Tricolor precisa de uma vitória ou de um empate a partir de dois gols. Um 0 a 0 dá a vaga na final ao Flamengo e um novo 1 a 1 leva a decisão para as penalidades máximas.
A grande final da competição sul-americana será decidida, pela primeira vez na história, em um jogo único. A partida será realizada no dia 23 de novembro, em Santiago, capital do Chile.