Quarta-feira, 29 de maio de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Flávio Dino já garantiu mais da metade dos votos que precisa no Senado para se tornar ministro do Supremo

Compartilhe esta notícia:

O ministro da Justiça foi indicado pelo presidente Lula para uma vaga no Supremo

Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado
Sabatina de Flávio Dino está marcada para o dia 13. (Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado)

Em um esforço para vencer resistências no Senado, o ministro da Justiça, Flávio Dino, já obteve mais da metade do apoio que precisa para ter a sua indicação ao STF (Supremo Tribunal Federal) aprovada.

Um levantamento realizado pelo jornal O Globo com os 81 senadores mostra que 24 parlamentares disseram ser a favor da nomeação de Dino. Por outro lado, 21 se posicionaram contra o indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, número maior do que os 18 que se opuseram à indicação do hoje ministro Cristiano Zanin, em junho, quando o ex-advogado do petista conseguiu o aval para assumir uma vaga na Corte.

Os demais senadores ouvidos no levantamento não sabem ou não responderam. A aposta de Dino para conquistar os 41 votos necessários para sua aprovação está nos senadores de partidos da base aliada do governo. Dos 36 parlamentares que disseram ainda não ter decidido ou não quiseram revelar como votarão, 28 são de partidos com representantes na Esplanada dos Ministérios. A votação no plenário do Senado é secreta.

No MDB, por exemplo, que tem três ministros no governo, apenas seis dos 11 senadores declararam apoio a Dino. Já no Republicanos, partido do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, três dos quatro parlamentares da bancada declararam voto contrário a Dino, com exceção de Mecias de Jesus (RR). O parlamentar afirmou que vai se reunir com a bancada antes de decidir. A sigla é majoritariamente de oposição no Senado, com Hamilton Mourão (RS), Damares Alves (DF) e Cleitinho (MG).

Dino também tenta ganhar o apoio do União Brasil, partido que indicou nomes em três ministérios de Lula, mas que abriga integrantes da oposição. Dos sete senadores da bancada, dois já disseram que são contrários à indicação do ministro no plenário: Alan Rick (União-AC) e Márcio Bittar (União-AC).

tags: em foco

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Em discurso na Conferência do Clima das Nações Unidas, Lula cita seca na Amazônia e ciclones no Sul do Brasil
Brasil cai para a quinta posição no ranking de seleções da Fifa
https://www.osul.com.br/flavio-dino-ja-garantiu-mais-da-metade-dos-votos-que-precisa-no-senado-para-se-tornar-ministro-do-supremo/ Flávio Dino já garantiu mais da metade dos votos que precisa no Senado para se tornar ministro do Supremo 2023-12-01
Deixe seu comentário
Pode te interessar