Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
23°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Rio Grande do Sul Focos de raiva herbívora aumentam no Rio Grande do Sul

Compartilhe esta notícia:

Morcego hematófago da espécie Desmodus rotundus

Foto: André Witt/Seapdr
Morcego hematófago da espécie Desmodus rotundus. (Foto: André Witt/Seapdr)

A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do RS emitiu um alerta sanitário sobre a raiva dos herbívoros e está orientando os produtores rurais a vacinar ou revacinar seu rebanho para prevenir a doença.

De janeiro a junho, o Programa de Controle da Raiva Herbívora da secretaria contabilizou 17 focos de raiva em 13 municípios e possível evolução de focos em mais 28.

O alerta foi emitido com base em situações registradas no Estado, como a incidência de agressões do morcego hematófago Desmodus rotundus a herbívoros, sem conhecimento e identificação de refúgios. Alguns esconderijos habituais dos morcegos são troncos ocos de árvores, cavernas, fendas de rochas, furnas, túneis e casas abandonadas, entre outros.

Conforme o coordenador do Programa de Controle da Raiva Herbívora, Wilson Hoffmeister Júnior, a raiva pode ser controlada de forma preventiva, por meio do controle da população de morcegos hematófagos e de vacinação estratégica dos animais.

A orientação aos produtores rurais é de que, ao localizarem novos refúgios de morcegos vampiros, não tentem capturá-los por conta própria. A recomendação é de que comuniquem imediatamente a localização destes refúgios à inspetoria ou ao Escritório de Defesa Agropecuária do seu município.

A captura dos animais é realizada somente pelos Núcleos de Controle da Raiva do Estado, devidamente capacitados, vacinados contra a raiva.

Municípios com focos identificados

Caçapava do Sul, Canguçu, Garruchos, Guaíba, Itacurubi, Lagoa Vermelha, Mariana Pimentel, Palmitinho, Pirapó, Santo Antônio da Patrulha, Santo Cristo, São Francisco de Paula e São Nicolau.

Municípios com possível evolução de focos

Barra do Ribeiro, Bossoroca, Cândido Godói, Canela, Capão Bonito do Sul, Capão do Cipó, Capina das Missões, Caraá, Caseiros, Eldorado do Sul, Erval Seco, Glorinha, Ibiraiaras, Muitos Capões, Porto Alegre, Porto Lucena, Porto Xavier, Riozinho, Rolante, Santiago, Santo Antônio das Missões, São Borja, São Paulo das Missões, Taquara, Taquaruçu do Sul, Três Coroas, Unistalda e Vista Alegre.

tags: em foco

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

“O governo está completando dois anos e meio sem uma acusação sequer de corrupção”, diz Bolsonaro
Rio Grande do Sul recebe o primeiro lote de vacinas da Janssen contra o coronavírus
https://www.osul.com.br/focos-de-raiva-herbivora-aumentam-no-rio-grande-do-sul/ Focos de raiva herbívora aumentam no Rio Grande do Sul 2021-06-24
Deixe seu comentário
Pode te interessar