Segunda-feira, 06 de outubro de 2025
Por Redação O Sul | 12 de março de 2019
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editoriais de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.
Entre 2015 e 2018, tramitaram 11 mil e 10 proposições pelas comissões técnicas da Câmara dos Deputados. Receberam parecer favorável 8 mil e 727. Sobre os sistemas tributário anacrônico e previdenciário quebrado, nada.
Problema localizado
Antes de começar a análise, sete entre cada dez deputados federais afirmam que a proposta da reforma previdenciária não está suficientemente explicada para a população. Desse jeito, corre o risco de morrer na praia.
Precisa descer das nuvens
O líder do governo na Câmara, deputado Major Vitor Hugo, do PSL de Goiás, afirmou ontem que há um clima favorável para a discussão da reforma da Previdência, mas reconhece que há dificuldades para formar a base aliada ao Executivo e votar as pautas de interesse do presidente Jair Bolsonaro. Parlamentar de primeiro mandato e imbuído dos melhores propósitos, ainda não entendeu a regra do jogo. Só precisam avisá-lo que nomeações para o 2º escalão do governo poderão abrir as portas da esperança.
Calote
Técnicos da Secretaria da Fazenda monitoram, diariamente, a crise em outros estados. Ontem, no final do expediente, comentavam que o governo de Minas Gerais não está repassando, integralmente, os 25 por cento da cobrança que cabem aos municípios do Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores. A dívida gira em torno de 14 bilhões de reais. Não para aí. Os 25 por cento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços também costumam ficar retidos.
Hermanos
Há um esforço concentrado, com a participação dos deputados Frederico Antunes e Pedro Westphalen, para que a reunião dos presidentes Jair Bolsonaro e Mauricio Macri ocorra em Uruguaiana. Na pauta, prevista para abril, estão os free shops e outros projetos de intercâmbio comercial dos dois países. O encontro mais recente de presidentes em Uruguaiana deu-se há 30 anos entre José Sarney e Carlos Menem.
Orientar não custa
Macri pedirá também auxílio à equipe econômica de Paulo Guedes. A inflação argentina chegou a 47 por cento em 2018. O empréstimo de 56 bilhões de dólares do Fundo Monetário Internacional não apagou o incêndio.
Definido
Disputando a Prefeitura de Santa Maria, em 2016, Valdeci Antunes, do PT, venceu Jorge Pozzobom, do PSDB, no 1º turno com diferença de 709 votos. No 2º turno, Pozzobom, do PSDB, elegeu-se obtendo vantagem de 226 votos sobre Valdeci. O duelo se repetirá em 2020.
Contra os donos do mercado
Estão se completando 20 anos da entrada em vigor da Lei dos Medicamentos Genéricos, que estimulou a concorrência e a variedade de oferta. Em consequência, os preços foram reduzidos, facilitando compras da população para o tratamento de doenças. A aprovação teve a dedicação e o empenho, por longo tempo, do deputado federal Nelson Marchezan.
Ato 2 do crime
Primeiro foram as mortes e a destruição. Agora, parte das toneladas de alimentos, materiais de higiene e limpeza e roupas enviadas de todo o Brasil não está chegando às famílias atingidas pelo rompimento da Barragem do Feijão. Os irresponsáveis continuam soltos.
Lei burra
A direção da EPTC alega que não pode baixar a tarifa dos lotações, de 6 reais e 50 centavos para 6 reais, como querem os empresários do setor, porque existe uma lei impedindo.
Mude-se logo a lei para atender ao interesse dos passageiros.
Perdeu as ilusões
Olavo de Carvalho, guru do presidente Bolsonaro, entrou em surto quando caravana de deputados do PSL foi à China, a convite do Partido Comunista. Agora, precisa ficar longe de soníferos porque Bolsonaro também irá. O filósofo talvez desconheça: o país de Xi Jinping está cheio de bilionários.
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editoriais de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.