Sexta-feira, 06 de fevereiro de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Colunistas Fogo no lixo!

Compartilhe esta notícia:

Conversas levaram a Polícia Federal a deflagrar Operação EmendaFest. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editoriais de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

A Polícia Federal está intrigada com uma cena de filme na Operação Overclean, que abateu às vésperas do Natal a operação do famigerado José Marcos de Moura, o Rei do Lixo – apelido pelos contratos bilionários de anos para cá com prefeituras do Brasil. A Coluna apurou que os agentes descobriram que, no dia da operação, Moura mandou incendiar um dos escritórios usados como base do grupo investigado em Salvador. Boa parte dos documentos e equipamentos no endereço em nome de laranja foram perdidos, o que leva a polícia a concentrar as investigações nos papéis chamuscados encontrados a tempo. Vai levar tempo, mas vem mais latão de lixo no camburão.

Nova roupagem

O prefeito do Recife, João Campos, deve assumir em março a direção nacional do PSB com uma forte tentativa de mudança na legenda. Seu grupo político pretende propor a troca do nome de Partido Socialista Brasileiro para Partido da Sociedade Brasileira. A nova roupagem, evidente, pela nomenclatura, é para fugir da citação de comunistas dada pela oposição – o que, pelas pesquisas internas, palavra que amedronta muito eleitor.

Êh, sofrência

Não é segredo entre caciques de partidos e marqueteiros. O jogo de marketing do cantor Gusttavo Lima de se posicionar como presidenciável é para frear o fenômeno pop Pablo Marçal. Gusttavo vai recuar num futuro próximo. A ideia de um consórcio de partidos que apóiam Gusttavo, nos bastidores, é tirar os holofotes do ex-candidato a prefeito de São Paulo e enfraquecer tentativas de ele se posicionar partidariamente até 2026.

Um novo pra quê?

Após o susto no presidente Lula da Silva e comitiva nos céus da Cidade do México, ano passado – fala-se em pássaro na turbina – o avião presidencial VC-1 voltou no fim de outubro para o Brasil e continuou a voar sem problemas. Há semanas, passou por manutenção programada num pátio de São Carlos (SP), avisou à reportagem a Força Aérea Brasileira. E está voando bem, conta quem já subiu e desceu dele.

Nunca saberemos

A Lei de Acesso à Informação não foi suficiente, nem no gabinete do presidente do STF, ministro Luís Barroso, tampouco na Aeronáutica. As assessorias negaram revelar à Coluna os nomes do sexteto que voou de carona com Barroso em jatinho da FAB em setembro, quando ele foi fazer uma palestra em Mendoza, terra dos vinhos argentinos, e por lá ficou dois dias e meio. E você aí, cidadão, pegando ônibus sem ar condicionado.

Porcos

Mesmo sendo um dos principais exportadores de carne suína do mundo, o Brasil está fechando um acordo com a Bolívia para importar a proteína do país vizinho. A ideia é abastecer os estados do Norte com a carne de porco boliviana. Inicialmente, serão comercializadas entre 20 e 30 toneladas do produto. O produtor boliviano conta com subsídios por parte do governo local, com insumos e preço regulado.

  • Instagram: @colunaesplanada

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editoriais de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Colunistas

Paz nos estádios: projeto de lei prevê até quatro anos de prisão para torcedores violentos
Líder da oposição, Zucco pede no plenário da Câmara apoio ao impeachment de Lula
Deixe seu comentário

Os comentários estão desativados.

Pode te interessar